Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Carros Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 09:09 - A | A

28 de Abril de 2025, 09h:09 - A | A

Carros / ID.BUZZ PRO

Além do tempo

A minivan elétrica Volkswagen ID.Buzz tem dinâmica comportada e charme de sobra



POR EDUARDO ROCHA
AUTO PRESS

A Volkswagen tem uma boa experiência em modelos eletrificados. Ela começou nessa trilha em 2013, com o e-Golf, que nem teve vendas tão expressivas, mas abriu caminho para a criação da linha ID. A nova submarca da fabricante alemã começou pelo ID.3 em 2019 e o ID.4 no ano seguinte. Mas o modelo que realmente chamou atenção para a linha, desde que foi exibido pela primeira vez no Salão de Detroit de 2017 foi mesmo o ID.Buzz. Isso, claro, por toda a carga de memória afetiva que a minivan da Volkswagen carrega, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e no Brasil – tanto que por aqui é referida pela própria Volkswagen de Kombi elétrica. Por isso, havia uma grande expectativa em torno do modelo quando ele chegou ao mercado em 2022.                  

No Brasil, o modelo foi apresentado em 2023 e segue a mesma lógica de mercado do crossover médio ID.4, o outro único modelo da linha presente oficialmente no país. Ele é disponibilizado apenas pelo método de assinatura, chamado de Sign&Drive, atualmente a partir de R$ 8.990 mensais – há seis meses, esse valor era de R$ 12.990. Talvez esses valores expliquem o tímido desempenho do modelo no mercado. Até agora, apenas 23 unidades foram emplacadas no país – talvez a decisão da marca de não trazer para o Brasil o modelo de sete lugares tenha contribuído para essa performance. No mundo inteiro, o modelo vendeu 29 mil unidades em 2024, apesar de uma demanda avaliada em mais de 100 mil unidades ano.                  

Apesar de ser uma minivan e do porte avantajado – tem dimensões próximas às de um furgão como o Fiat Scudo ou Peugeot Expert –, o ID.Buzz tem uma função bem mais social no Brasil. É um carro tecnológico, recheado de recursos eletrônicos. A versão oferecida no Brasil, Pro, é uma configuração intermediária em relação à gama, mas é bem equipada. Ela traz os faróis, lanternas e a barra central da grade dianteira em led, as rodas são de 20 polegadas, painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas e central multimídia com tela de 12 polegadas com espelhamento sem fio de Apple Carplay e Android Auto.                  

O modelo chega com sete airbags e recursos ADAS Nível 2 (controle de cruzeiro adaptativo, sensores laterais, frenagem autônoma de emergência com função Stop&Go, assistente de conversão e centralizador de faixa de rolagem etc). Tem ainda o sistema de estacionamento automático com Memory Park Assist Plus, que além de manobrar o carro em vagas paralelas ou perpendiculares, é capaz de memorizar os últimos 50 metros de um trajeto para percorrer inversamente de forma autônoma.                  

Na parte de conforto, o modelo conta com revestimento em couro sintético e tecido e banco do motorista com ajuste elétrico, aquecimento e sistema de recuo automático para facilitar a entrada. Tem ainda carregador de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas e iluminação interno por uma fita de led que percorre o painel de cor configurável, abertura e fechamento elétricos das portas laterais traseiras e da tampa do porta-malas e câmera 360°.                  

O ID.Buzz Pro avaliado modelo 2023 era equipado com um único motor traseiro de 150 kW – 204 cv – e 31,6 kgfm de torque, com câmbio de marcha única e tração nas rodas traseiras, alimentado por uma bateria de 77 kW. A capacidade de recarga da bateria em corrente contínua é de 170 kWh, o que reduziu o tempo de recuperação de 80% da carga para 40 minutos. No recarregador de 7,4 kWh, fornecido pela própria Volkswagen, no entanto, esse mesmo trabalho consume quase 10 horas.

Ponto a ponto

Desempenho – O ID.Buzz traz um motor elétrico traseiro com 204 cv e 31,6 kgfm de torque, suficientes para mover este furgão sem maiores ímpetos. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 10,5 segundos, o que impressiona se levando em conta os 2.475 kg do modelo e é bastante satisfatório para uma minivan. E a performance é bem convincente se o acelerador for pressionado para a liberação da potência do torque de forma instantâneo. O sistema de frenagem regenerativa pode ser alterado na própria alavanca de marcha, o que dá uma maior interação com o condutor. Nota 8.

Estabilidade – A suspensão do ID.Buzz é bastante rígida, até para controlar as quase duas e meia toneladas de peso. Ainda assim, é bem ajustada a ponto de filtrar bem as pequenas irregularidades da pavimentação. Em desníveis maiores, falta um pouco de curso para a suspensão. De qualquer forma, o conjunto com McPherson na frente e multilink atrás garante uma boa capacidade de contornar curvas sem rolagem lateral. Para isso, os 500 kg de bateria no fundo do modelo ajudam bastante. Nota 8.

Interatividade – Há uma certa tendência no marketing de carros elétricos de tentar reinventar os comandos, talvez para reforçar a ideia de novidade. Isso exige uma certa familiaridade com o veículo até que o condutor se sinta à vontade. Além disso, há um sem número de funções que são organizadas de maneira pouco intuitiva – e é um mal que se abate em modelos de diversas marcas. No caso do ID.Buzz, as informações ficam concentradas no painel de 5,3 polegadas fixado na coluna de direção. Os gráficos são minimalistas e bastante objetivos. O ID.Buzz traz ainda diversos recursos ADAS e sistemas de auxílio em estacionamento. Nota 7.

Consumo – Pelos dados do Programa de Etiquetagem Veicular, o ID.Buzz consome 0,70 Mj/km. É um bom índice já que é apenas 10% a mais que o ID.4, que tem a mesma motorização, mas pesa 335 kg a menos. Com isso, o modelo recebeu conceito A tanto na categoria de categoria de extragrande quanto no geral. Nota 10.

Conforto – A suspensão do ID.Buzz é pensada para as estradas europeia e estadunidenses, que parecem carpete. Ainda assim, só alcança o limite de filtragem em pavimentos muito precários ou em desníveis mais acentuados. Em condições normais, roda suavemente, é silencioso e oferece um bom nível de conforto para os passageiros. Nota 8.

Tecnologia – A plataforma do ID.Buzz é a MEB, de 2019, a mesma usada pela linha de elétricos da Audi, Skoda e Seat. Ela bastante rígida e leve, com o bloco de baterias integrado ao piso. A minivan também traz diversos recursos ADAS, como sistema de estacionamento semiautomático com memória, freios regenerativos, etc. Nota 9.

Habitabilidade – As dimensões internas e externas do ID.Buzz são comparáveis às de furgões, com um entre-eixos de 2,99 metros e uma boa altura, de 1,91 m. Por um lado, o de dentro, há espaço de sobra para passageiros e bagagem medidas. Pelo outro, o de fora, isso dificulta um pouco a movimentação na cidade. A minivan usa uma plataforma modular que oferece piso plano e conta com um habitáculo extremamente generoso, com uma largura que permite três adultos se instalarem bem no banco traseiro. O porta-malas é um exagero, com mais de 1 mil litros de capacidade. Nota 9.

Acabamento – O marketing de carros elétricos sempre busca valorizar materiais ecológicos e recicláveis. Mas além disso, a Volkswagen optou por imprimir um certo humor e bastante criatividade e sofisticação nessa releitura da Kombi. O acabamento com revestimentos e guarnições em amarelo, no caso da unidade testada, cria um apelo juvenil. A boa qualidade dos materiais e o capricho nos detalhes são evidentes. O design interno é elegante e moderno. Nota 8.

Design – O ID.Buzz foi uma releitura muito feliz da clássica T1, ou Kombi Corujinha, como é chamada no Brasil. Ao mesmo tempo, as linhas obedecem, na medida do possível, o conceito que a marca vem imprimindo aos seus modelos elétricos. A frente traz faróis elevados em forma de gota, conectados por um friso em led, interrompido pela logo da marca em branco. Não há canto vivos e as superfícies são fluidas. A lanternas traseiras traz uma faixa de led cruzando de fora a fora que engordam próximo às extremidades. A pintura saia e blusa da unidade testada torna tudo ainda mais simpático. Nota 10.

Custo/benefício – A Volkswagen oferece o ID.Buzz apenas por assinatura, com valores iniciais de R$ 8.990, em um plano de 48 meses com uma franquia de rodagem mensal de 1.500 km. No plano de 36 meses, a mensalidade sobe para R$ 10.990. Com esse mesmo valor é possível assinar um Audi Q8 ou um Jeep Grand Cherokee a combustão ou modelos elétricos como Mercedes-Benz EQC e BMW i4. Nota 6.

Total – O Volkswagen ID.Buzz somou 83 pontos em 100 possíveis.

Primeiras impressões

Ímã de simpatia                  

O ID.Buzz é uma espécie de celebridade. As linhas inspiradas na clássica Corujinha, a primeira Kombi feita no país, tornam o modelo reconhecível por qualquer pessoa, mesmo aquelas que jamais andaram de Kombi. E na maioria das pessoas desperta a lembrança de um passado que sempre parece saudoso, até porque a memória é uma ilha de edição. Na semana em que o modelo foi avaliado – quando parado num semáforo, estacionando ou mesmo fotografando – em todas as oportunidades algum curioso, com o sorriso escancarado, se aproximava e puxava assunto sobre o carro.                  

Em movimento, o ID.Buzz também agrada. Apesar da relação peso/potência não ser das melhores, com 12 kg/cv, a relação com o torque, de 31,6 kgfm, é bem confortável. Tanto que a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 10,5 segundos. Na dinâmica do modelo, não há nenhuma sensação de falta de vigor e a estabilidade, seja em retas ou em curvas, parece contradizer o formato clássico de pão de forma de um furgão.                  

O espaço interno é absurdo, tanto na altura quanto na largura. Entre os bancos dianteiros, há um grande porta-objetos oculto sob o generoso apoio de braços. Há ainda diversos porta-objetos espalhados pelo interior, como no console frontal e nas portas. O acabamento em amarelo dá um toque de jovialidade ao interior. O acabamento é refinado e de bom gosto, mas os materiais utilizados buscam cumprir a missão ecológica embutida no conceito de carro elétrico. Um toque de humor é dado pelos pedais cromados com uma seta no acelerador e um sinal de pausa no freio.                  

A interação com ID.Buzz é mais amigável que o ID.4, com comandos diretos para a funções. Além disso, na própria alavanca de câmbio há um recurso para intensificar a frenagem regenerativa, que na prática acaba servindo para dosar as reações do carro e melhorar a interatividade. A exceção fica por conta do pequeno painel de toque à esquerda do volante, que mistura controle das luzes e do desembaçador de forma pouco prática.

Ficha Técnica

Volkswagen ID.Buzz Pro

Motor: Elétrico, traseiro, síncrono de corrente alternada. Alimentado por um conjunto de baterias de íons de lítio com 77 kWh. Controle eletrônico de aceleração.

Transmissão: Por engrenagem de relação única com inversor de fase para a ré. Tração dianteira e controle eletrônico de tração de série.

Potência: 150 kW, ou 204 cv.

Torque máximo: 31,6 kgfm.

Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. Traseira independente multilink com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.

Pneus: dianteiros com 235/50 R20 e traseiro com 265/45 R20 com tecnologia Airstop.

Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD e frenagem automática de emergência. Sistema regenerativo de energia.

Aceleração 0-100 km/h: 10,2 segundos.

Velocidade máxima: 145 km/h

Carroceria: Minivan em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 4,71 metros com 1,99 m de largura (2,21 m com espelhos), 1,91 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Possui airbags frontais, laterais e de cabeça de série.

Peso: 2.475 kg.

Capacidade do porta-malas: 1.121 litros.

Autonomia: 337 km na norma InMetro.

Lançamento no Brasil: 2023.

Produção: Hanover, Alemanha.

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