Quinta-feira, 31 de Outubro de 2024

Carros Sexta-feira, 29 de Julho de 2022, 10:59 - A | A

29 de Julho de 2022, 10h:59 - A | A

Carros / Fiat Cronos

Amplo espectro

Fiat Cronos passa de duas para cinco versões, com versões 1.0 de entrada e 1.3 CVT de topo



por Eduardo Rocha
Auto Press

Nos últimos anos, a Fiat fez uma pequena revolução no seu line-up. Reduziu a gama, com a eliminação de modelos como Idea, Doblò e Uno, e por conta da falta de peças, reduziu também o número de versões de cada modelo remanescente. Agora, mais adequada com o fornecimento de componentes, retoma a agilidade de mercado que caracterizou a marca em décadas passadas, com renovação das linhas e novos produtos. A linha 2023 do sedã compacto Cronos traduz perfeitamente este momento. O modelo estava sendo comercializado apenas com o motor Firefly 1.3 com câmbio manual e duas versões conteúdo: 1.3 e Drive. Agora, a Fiat abre o leque tanto em direção à base quanto rumo ao topo. O modelo agora ganhou a oferta do motor Firefly 1.0 com três cilindros, nas versões 1.0 Manual e Drive 1.0 Manual. A versão Drive 1.3 Manual foi mantida, mas a linha ganhou duas novas configurações superiores com este motor associado a um câmbio CVT, a Drive 1.3 AT e a Precision 1.3 AT ‑ mesmo conjunto que aparece no SUV compacto Fiat Pulse.

Com este movimento, a Fiat mensura que vai passar de um alcance de 25% no segmento, que corresponde ao miolo do nicho de sedãs compactos, para nada menos que 85% desse mercado. E a aposta da marca é que a média de emplacamentos com este ganho de amplitude aumente consideravelmente. Sem contar o desempenho dos últimos dois meses, quando as vendas deram um salto por conta da liberação do estoque das unidades da linha 2022, o Cronos historicamente vem apresentando uma média pouco superior a 2 mil vendas mensais, o que corresponde a 13% do segmento. A projeção da marca é que a participação salte para algo entre 20 e 25%, o que representaria vendas entre 3.200 e 4 mil unidades.

Um motivo sólido para este otimismo está na tabela de preços. As duas versões da linha 2022 tinham preços iniciais de R$ 84.590 e R$ 90.390. Na nova gama, os preços começam em R$ 74.790, na versão 1.0 MT, passam pelas três configurações da versão Drive, 1.0 MT, 1.3 MT e 1.3 AT, que custam R$ 78.490, R$ 84.490 e R$ 88.790, e chega nos R$ 93.490 da top Precision 1.3 AT. No caso, a versão Drive 1.3 MT 2023 ficou até mais barata que a mesma versão na linha 2022. Em compensação perdeu conteúdos como controle de estabilidade e tração e assistência de partida em rampa – que só aparece agora nas versões com câmbio automático.

Fiat Cronos passa de duas para cinco versões, com versões 1.0 de entrada e 1.3 CVT de topo

Na versão de entrada, 1.0 MT, o Cronos recebe de relevante ar-condicionado, alarme e direção, travas e vidros dianteiros elétricos. A Drive 1.0 MT agrega central multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento de celulares, sensor de obstáculos traseiros, vidros traseiros elétricos, assinatura luminosa em led. A Drive 1.3 MT, além do motor, dispõe também do pack visual S Design como opcional, enquanto a Drive 1.3 AT adiciona junto controle de cruzeiro junto com o câmbio automático, que conta com modo de condução Sport.

Para ocupar o topo, foi promovida a volta da versão Precision, que era vendida até meados de 2021, ainda com o finado motor EtorQ 1.8. Ela acrescenta equipamentos como rodas de liga leve aro 16, chave presencial para travas e ignição, ar-condicionado automático, câmera traseira, faróis de neblina, espelhos elétricos, volante em couro, paddle shift, apoio de braços dianteiro e opcional de interior com revestimento em couro sintético marrom.

Pelo visual externo, não será fácil diferenciar a nova linha 2023. Além dos letreiros de identificação das versões, única diferença flagrante são os dois filetes cromados na grande dianteira, que ganhou fundo em colmeia. Outro detalhe que muda é o desenho das calotas das rodas de aço aro 15 e das rodas de liga leve da versão Precision. Por dentro, a mudança fica por conta do desenho do volante multifuncional, que passa a ter o mesmo formato do usado no Argo e no Pulse, com detalhes em preto brilhante ou prateado, dependendo da versão. 

Álbum de fotos

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]