POR ELKIN CHÁVEZ
AUTOCOSMOS.COM/MÉXICO
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
Não é todo dia que surge no mercado um modelo tão disruptivo quanto o EV6. O primeiro automóvel 100% elétrico da Kia chega para se tornar globalmente o carro-chefe do portfólio da marca sul-coreana, mas também oferece uma antevisão do futuro próximo, tanto em relação às atualizações tecnológicas quanto de design em relação às novas gerações da gama da fabricante. A unidade avaliada fazia parte de uma exposição que antecipou a versão com que o EV6 vai desembarcar na América Latina, a GT Line. No Brasil, a Kia já confirmou o hatch como seu primeiro automóvel 100% elétrico a ser vendido no Brasil – já está, inclusive, em fase de testes e homologação.
Primeiro veículo 100% elétrico da Kia, que chega ao Brasil este ano, EV6 traz design ousado, muito luxo e tecnologia de ponta
A silhueta estilizada e alongada do EV6 chama a atenção de forma inevitável. O modelo transgride os conceitos com um cruzamento de crossover com hatch, SUV e esportivo. Ele foi desenvolvido na plataforma elétrica global E-GMP do Hyundai Motor Group, que também suporta o Hyundai Ioniq 5 e será usado pelos futuros modelos. Entre as características estéticas que mais nos impactam está a nova frente da Kia, batizada de Digital Tiger Face, uma evolução do Tiger Nose criado há muito tempo por Peter Schreyer. Nesta área, o contorno voluptuoso do capô fornece a parte da solidez, enquanto a frente inclui uma grade não funcional para evocar um visual esportivo.
A visão lateral mostra que o modelo é finalizado no melhor estilo de um SUV cupê, com uma linha de cintura alta e ascendente, combinada com a queda pronunciada do teto, convergindo para as lanternas traseiras muito marcantes – em uma angulação que lembra um pouco o Hyundai Veloster. Vale ressaltar que o conjunto ótico traseiro é, em nossa opinião, o elemento estético mais interessante.
O complemento são as maçanetes ocultas na carroceria e as enormes rodas de dois tons de 20 polegadas com um desenho aerodinâmico, que favorece uma rolagem extremamente silenciosa. Aqui está um detalhe interessante, pois as rodas têm a incorporação de polímeros que melhoram o fluxo de ar; isso se soma ao bom trabalho no túnel de vento para dar um coeficiente aerodinâmico muito favorável de 0,28 Cx.
Ainda mais em um carro com proporções de um SUV. O modelo tem 4,70 metros de comprimento, com 1,89 m de largura, 1,55 m de altura e um excelente entre-eixos de 2,90 m. Diante de possíveis rivais, o EV6 é mais longo 26,4 cm que o C40 e 11,4 que o Volkswagen ID.4. Já no entre-eixos, é 30 cm maior que o Volvo e 13 cm mais estreito que o elétrico da Volkswagen.
O conceito do habitáculo é tão impressionante quanto a carroceria. Tem um critério minimalista muito bem alcançado, o que facilita o acesso do motorista aos recursos e permite ter uma visão muito limpa do painel, no qual duas telas flutuantes são conjugadas: uma para os instrumentos e outra para a central multimídia, ambas com 12,3 polegadas, mas que ficam dentro de uma única moldura, com uma leve curvatura. É importante ressaltar que o material que cobre os monitores tem um tratamento especial para aumentar a resistência e minimizar os reflexos. O modelo conta ainda com head-up display com realidade aumentada.
O console central é particularmente alto, mas deixa um vão no meio, que pode ser usado para armazenar objetos. Ali ficam o botão de start, o seletor de marchas, o carregador sem fio de celulares e o porta-copos. No console frontal estão localizados os controles climáticos e do sistema de áudio Meridian. Outro destaque na cabine é a combinação de materiais sustentáveis e recicláveis, como no estofamento dos bancos, revestidos com couro vegano. Considerando o caimento do teto, a parte traseira é um tanto apertada para passageiros com mais de 1 e 80 de altura.
O EV6 traz algumas modernidades impressionantes, como o assistente de estacionamento remoto inteligente. Ou seja: um botão no console permite que o EV6 estacione completamente de forma autônoma, perpendicular ou em paralelo. A isso devemos adicionar a possibilidade que existe para avançar/inverter o veículo em linha reta, quando o motorista está fora dele, através de botões na chave.
O acerto da parte dinâmica da Linha GT EV6 foi feita por Albert Biermann, ex-chefe da BMW M e primeiro diretor da divisão N na Hyundai. Ele é composto por dois motores magnéticos permanentes. O dianteiro gera 73,9 kW (99 cv) de potência e 26 kgfm de torque, enquanto a unidade traseira produz 168 kW (221 cv) e um torque de 35,7 kgfm. Gerenciados pela tração e-AWD, o resultado total é de 239 Kw (320 cv) e 61,8 kgfm torque. Por conta do peso de 2.090 quilos, a relação peso/potência é de bons 6,5 kg/cv.
O modelo traz um sistema inteligente de frenagem regenerativa com quatro níveis de intensidade, que ajuda a maximizar a autonomia, estimada em 480 quilômetros. A versão GT Line tem uma bateria de íons de lítio com 77,4 kWh de capacidade energética – nas versões de entrada, há conjunto com apenas 58 kWh. O EV6 suporta redes de carregamento de até 800 volts, que permite recarregar 80% da bateria em 18 minutos. Em um sistema trifásico de 11 kW, a carga total leva cerca de 11 horas. O sistema permite que o EV6 forneça energia para dispositivos elétricos e até para outro veículo.
Em termos de segurança, o EV6 conta com 63,9% de aços de ultra alta resistência na estrutura, traz sete airbags (inclui um central para os ocupantes dianteiros) e tem um arsenal de assistências avançadas para o condutor. Entre outros, o modelo traz alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, manutenção de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e farol alto automático.