Assessoria
Na tarde de segunda-feira, 4, ocorreu o 8º Encontro da IGR (Instância de Governança Regional) Amazônia Mato-grossense, realizado por meio de uma reunião online com empresários e representantes do poder público de cinco dos seis municípios que compõem a instância.
Durante o encontro, foi anunciada a institucionalização da IGR Amazônia Mato-grossense, que deixa de ser um fórum de turismo e passa a ser reconhecida oficialmente como uma associação, sendo essa, uma conquista de suma importância para o desenvolvimento da região, visto que o CNPJ da mesma não exigirá carência para a captação e a execução de recursos, além da discussão de temas relevantes, como o planejamento e as ações executadas pela IGR durante o ano de 2024.
Sua finalidade é promover melhorias em nível regional, relacionadas ao setor
As cidades participantes foram Alta Floresta, Paranaíta, Carlinda, Apiacás e Nova Monte Verde, enquanto Nova Bandeirantes esteve sem representantes. O evento contou também com a presença de Diego Orsini, da Sedec (Secretaria de desenvolvimento do Estado), e Marina Marquezine, consultora do Sebrae - MT. A IGR Amazônia Mato-grossense é uma associação sem fins lucrativos que reúne a participação de seis municípios limítrofes, além de organizações do terceiro setor e empresas privadas que atuam de alguma forma no turismo, incluindo hotéis, bares, restaurantes, pousadas, agências de viagens e similares.
Sua finalidade é promover melhorias em nível regional, relacionadas ao setor. Conforme Diego, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Sedec), a gestão da associação pela iniciativa privada é exatamente o que se espera de uma entidade desse tipo. O conselho administrativo da IGR é presidido pelo senhor Marcelo Basílio, representante da Telles Pires Lodge, localizada em Apiacás. A vice-presidência é ocupada pela senhora Viviana Biondi, proprietária da pousada Fazenda Anacã, em Alta Floresta, enquanto a secretária-executiva é Adriana Conde Cuissi, do Recanto Toca do Tatu, em Carlinda.
O vice-secretário é Sandro Paukoski, da Pousada São Benedito. O encontro foi encerrado com a programação de uma reunião presencial marcada para o próximo dia 12, às 14h, no IFMT, Campus Alta Floresta. Todos os representantes do setor estão convidados e serão convocados a comparecer e prestigiar a palestra de Diego Orsini, que abordará a temática.
A importância das IGRs no desenvolvimento do turismo. Além disso, a consultora especializada do Sebrae, Marina Marchezine, que acompanha o trabalho de diversas associações desse tipo no estado, fará uma apresentação sobre os desafios, oportunidades e conquistas da região da Amazônia Mato-grossense no contexto do projeto dos agentes de roteiros turísticos.