Ilson Machado/Mato Grosso do Norte
Nesta sexta-feira, 14, no Ginásio Geraldo Ramos "Pezão" as 19 vai acontecer a abertura da Copa Batom de Futsal Feminino, edição 2025, evento esportivo que já faz parte do Calendário Oficial de Datas do município de Alta Floresta. Essa inclusão só foi possível através da Lei 2.825/2023, de autoria da vereadora Ilmarli Teixeira, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e sancionada pela administração municipal.
A Lei, prevê a realização anualmente e, preferencialmente, no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Também define a realização de edição especial no mês de outubro, em alusão ao Outubro Rosa, mês da prevenção do câncer de mama, podendo acrescentar outras modalidades, como voleibol e handebol feminino. A expectativa dos organizadores da Copa Batom de Futsal Feminino edição 2025 é muito grande, mesmo com um número reduzido de equipes participantes.
Serão 05 times em quadra brigando pelo primeiro lugar na Copa, são eles: Laranja Mecânica A, equipe da ECAF, Laranja Mecânica B, Paranaíta e equipe Fúria.
O evento promete fazer tremer a quadra do Ginásio Pezão com dois grandes jogaços de abertura, logo no primeiro jogo vão estar entrando em quadra às 19h para o confronto, as equipes do Ecaf e Laranja Mecânica B. Logo na sequência, às 20h30 tem o segundo jogo da noite, encerrando a rodada de abertura, Equipe Fúria contra o Laranja Mecânica A. O time de Paranaíta não participará dos jogos de abertura.
“Nós estamos entrando com duas equipes para dar ênfase ao evento e oportunidade as meninas que estão treinando para darmos o nosso melhor em quadra, até porque sabemos que tem equipes que virão para o embate reforçadas e cheias de vontade e garra para levar o título. Cada jogo é um jogo e nós também estamos desejosos pelo primeiro lugar. Ainda mais que essa edição terá novidades. Vai ter premiação em dinheiro. Isso vai ajudar a engrandecer ainda mais a competição porque todas as equipes tem gastos para entrar em quadra. Nessa copa a inscrição é gratuita, e teremos a premiação revertida em materiais esportivos, tais como: uniformes e bolas", disse, Suelen Ferreira da Silva Borsatto, presidente do Laranja Mecânica A/B.
"Quanto a Copa Batom de Futsal Feminino, posso dizer que é a primeira copa dedicada especialmente a nós mulheres. Inclusive já vi em outros municípios, copas com o mesmo nome, significa que Alta Floresta está sendo exemplo no esporte feminino. quero aqui agradecer a ex-vereadora Ilmarli, desejar a todos uma excelente copa e pedir que toda a comunidade compareça ao ginásio para prestigiar as mulheres em quadra”, acrescenta Suelen.
O empresário Regis Massarelli, grande incentivador do esporte feminino é um dos integrantes do Laranja Mecânica Futebol Clube, departamento feminino, ele reafirmou o que Suelen disse em relação a participação dos dois times.
“Nós estamos entrando com duas equipes não só para prestigiar esse evento, mas também pela nossa filosofia de dar apoio sempre ao esporte feminino. Então, nós mantemos essa linha de ação, de atitude. Nesta Copa tem também uma equipe de Paranaíta. Isso pra gente é muito importante, poder trocar jogos e conhecimentos com ouras equipes, a nossa expectativa é gigante. Tivemos um arbitral com o secretário de esportes, desejo a ele muito sucesso, realmente está no caminho certo apoiando essa copa que para nós já é lei. Estamos felizes e confiantes no sucesso da Copa Batom de Futsal Feminino”, ressaltou Regis Massarelli.
A ex-vereadora Ilmarli Teixeira, autora do projeto que incluiu a Copa Batom de Futsal Feminino no calendário de eventos oficiais da cidade, disse que o evento esportivo é uma realidade e que as mulheres se orgulham de participarem da copa, que traz um diferencial seja em premiação, esporte ou competição.
“O esporte feminino precisa ser valorizado, até porque essas mulheres que tem a arte através da bola são mães, são donas de casa, são trabalhadoras que vivem o seu dia a dia e usam o futsal para estarem inseridas na socialização e na competição. São dois eventos por ano. As edições da Copa Batom de Futsal Feminino acontecem em março e outubro fazendo jus aos meses que são voltados para as mulheres, caracterizados pela própria condição feminina, seja na saúde, na violência, na discriminação ou outras ações que que possam interferir nos direitos das mulheres. Sabemos que a mulher evolui durante a história, mas precisamos continuar nesse processo de evolução, de melhorar a condição de ocupação dos espaços femininos, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, concluiu Ilmarli Teixeira.
REGIS A MASSARELLI 14/03/2025
Parabéns ao Jornal Matto Grosso do Norte e ao seu Repórter Ilson Machado pela bela reportagem e respeito ao Futebol Feminino de nossa cidade e região. A Laranja ???? Mecânica FC, agradece ao respeito e consideração...
Marcos 14/03/2025
Vamos Larnaja Mecânica ????????
2 comentários