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Opinião Quarta-feira, 17 de Julho de 2024, 08:35 - A | A

17 de Julho de 2024, 08h:35 - A | A

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Rotina de vendas: como não deixar a ansiedade te atrapalhar

A análise do cliente e a finalização da contratação de um serviço  pode ser mais longo e tem a possibilidade de desencadear um sentimento de angústia e ansiedade nos vendedores



Juliano Dias

Nos últimos dias, o novo filme da Disney, Divertida Mente 2, está em alta nas redes sociais, com memes envolvendo os personagens principais do filme: as emoções. Entrando na brincadeira, se eu pudesse caracterizar o pior sentimento quando se trata do trabalho de vendas, eu destacaria a ansiedade. Permitir que ela entre no controle de nossa cabeça no momento da prospecção pode ser o pior caminho para si e para seu possível cliente.

Esse é o “mal do século”, como nomeado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e vem atingindo cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil, 26,8% da população tem o diagnóstico médico de transtorno de ansiedade, segundo relatório divulgado no ano passado pelo Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia). 

Quando pensamos na rotina de uma área comercial, sabemos que existe um cenário propício para o desenvolvimento desse tipo de transtorno mental. Todas as etapas do trabalho demandam tempo de espera. O processo entre o convencimento, a análise do cliente e a finalização da contratação de um serviço  pode ser mais longo, e tem a possibilidade de desencadear um sentimento de angústia e ansiedade nos vendedores. 

Só no Brasil, 26,8% da população tem o diagnóstico médico de transtorno de ansiedade

Pensando nisso, enxergo algumas atitudes alarmantes que podem desencadear sentimentos ansiosos. O primeiro deles é a insistência desagradável, sem um plano estratégico para convencer o cliente. Toda nova prospecção precisa de um tempo para ser analisada e, se manter à disposição, mas compartilhar informações estratégicas sempre que possível é o melhor a fazer nesse momento. 

O segundo ponto importante é ter a confiança de que está realizando um bom trabalho. A troca com outros colegas e o feedback de clientes pode ser o caminho para a construção da confiança em seu instinto profissional. A área de vendas é um ambiente muito imprevisível e as jornadas dos clientes até o fim do negócio não serão todas iguais.

Por fim, eu diria que a revisão constante de atividades e atitudes em seu dia a dia de vendas é o melhor caminho para identificar se está havendo algum problema e se há indícios de ansiedade. Caso a análise seja positiva, não hesite em buscar ajuda de um profissional para um tratamento adequado, que além de curar o problema, garante a normalidade para o dia a dia do trabalho. 

 

Sobre Juliano Dias é  formado em marketing. Em sua trajetória como empreendedor, foi co-fundador de empresas como BeGraf, BePrint e JetPax. Atualmente, além do seu cargo de CEO na Meetz.

 

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