Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025

Política Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023, 08:35 - A | A

10 de Novembro de 2023, 08h:35 - A | A

Política / Eficiência Fiscal

Alta Floresta está na 759º posição em gestão Fiscal no ranking da Firjan

Foi divulgado no início deste mês de novembro, o índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que mostra a eficiência fiscal dos municípios brasileiros. A posição ocupada por Alta Floresta n



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Foi divulgado no início deste mês de novembro, o índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que mostra a eficiência fiscal dos municípios brasileiros, referentes ao exercício de 2022.
Os dados analisados são oficiais. As contas das prefeituras são avaliadas através dos indicadores de autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. E a pontuação apontam os níveis de Excelência- resultados entre 0,8 e 1, 0 pontos, Boa Gestão- entre 0,6 e 0,8, Dificuldade- 0,4 e 0,6 e Crítica- 0,4 e 0,0.
A pesquisa tem objetivo avaliar a eficiência fiscal dos municípios brasileiros, e mostrar em que nível e situação está cada prefeitura, com relação as boas práticas de gestão, como eficiência, planejamento, transparência, entregas de resultados e etc.
A posição ocupada por Alta Floresta no ranking divulgado pela Firjan é na 759º colocação nacional e 59º entre os municípios de Mato Grosso.
Segundo o vereador Luciano Silva, entre os 6 municípios da região, Alta Floresta está na penúltima colocação no Estudo da Firjan. A fala do vereador foi em pronunciamento durante sessão da Câmara Municipal.
Além disso, de acordo com ele, o Ministério Público em Alta Floresta, apontou como motivo da administração municipal não responder requerimentos de alguns vereadores, o mal desempenho na gestão fiscal da administração.
O vereador citou as reformas nas escolas iniciadas em 2021, que nunca terminaram, escolas abandonadas como a Jardim das Flores, ônibus soterrados e salas de aula sem climatização. “Ar condicionada é um valor irrisório, mas a prefeitura continua penalizando alunos e profissionais da Educação”,disse.
O setor de Saúde, de acordo com Luciano, vem sendo motivos de cobranças por parte dos vereadores em quase todas as sessões da Câmara. “Os buracos na cidade, apesar do micropavimento que foi feito, são intermináveis. Enquanto isto, a gestão fiscal da prefeitura está em 59º no Estado”, aponta o vereador.
Matupá - A cidade de Matupá, conforme o índice da Firjan, é uma referência na região norte de Mato Grosso em Gestão fiscal. Ocupa a 53º posição a nível nacional, entre todos os municípios brasileiros, e a 10º colocação em Mato Grosso. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]