Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

Política Quarta-feira, 20 de Março de 2024, 10:21 - A | A

20 de Março de 2024, 10h:21 - A | A

Política / | De mais de 300 em 2023, para 215 em 2024

Alta Floresta reduz número de crianças na lista de espera para vagas na Educação Infantil

De acordo com o vereador em exercício, Manoel Feliciano, que é membro do Conselho Municipal de Educação, 215 crianças estão fora da sala de aula em Alta Floresta



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O Município de Alta Floresta começou o ano letivo de 2024 com uma lista menor de crianças da Educação Infantil, com idade de 0 a 6 anos, fora da sala de aula. Em 2023, haviam mais de 300 crianças na fila de espera, aguardando vagas nas Escolas municipais.
Em 2024, conforme fala do vereador Manoel Feliciano (PT) na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 19, há 215 crianças fora da sala de aula, na fila de espera, aguardando vagas nas escolas de Educação Infantil de Alta Floresta.
“Eu quero chamar a atenção do Ministério Público Estadual (MPE) e também dos pais, para que juntos, passamos tomar uma providência. Enquanto há uma escola desativada, tem 215 crianças sem estudar”, enfatiza Feliciano.
Além disse, ele observa que a Escola 19 de Maio entrará em processo de Reforma, e ainda não se sabe para onde serão destinadas as crianças que estudam na unidade. Portanto, a situação de falta de vagas, tende a aumentar.
Centro de Distribuição de Alimento - O vereador que é membro do Conselho de Educação, disse que acompanhou os integrantes da Câmara de alimentação Escolar – CAE – em uma visita à antiga Escola Jardim das Flores, que está desativada, mas que deverá ser usada como Centro de Distribuição de Alimento da merenda escolar.
Segundo ele, existe um projeto da Secretaria Municipal de Educação, de criar um Centro de Distribuição de Alimentação Escolar, na antiga escola Jardim das Flores. Entretanto, a sala onde será o Centro em que os alimentos ficarão guardados, tem o teto muito baixo, e conforme o Conselho de Educação, a sala está fora do padrão e não teria as condições adequadas para armazenar os produtos com segurança, havendo risco de acontecer contaminação.

De acordo com o vereador em exercício, Manoel Feliciano, que é membro do Conselho Municipal de Educação, 215 crianças estão fora da sala de aula em Alta Floresta

No mesmo local, os membros do Conselho observaram que a prefeitura está usando a antiga escola Jardim das Flores como depósito de entulhos, levando para lá utensílios em desuso retirados das escolas do município.
E, de acordo com ele, será neste mesmo ambiente que a Secretaria de Saúde pretende armazenar os alimentos que serão distribuídos para a alimentação dos alunos nas escolas.
“São freezer velhos, geladeiras, ar condicionado dentre outros objetos, que são levados para aquele prédio. Imagina de um lado, salas repletas destes aparelhos velhos e de outra a sala com a alimentação das crianças?”, questiona o vereador, acrescentando que há risco de as crianças sofrerem contaminação com a alimentação escolar.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]