Sábado, 01 de Fevereiro de 2025

Política Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025, 08:56 - A | A

31 de Janeiro de 2025, 08h:56 - A | A

Política / transparência e eficiência

Assembleia economiza R$ 100 mi sob gestão de Max na 1ª Secretaria



Reportagem
AL MT

Nos dois primeiros anos da atual legislatura, a Primeira-Secretaria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), liderada pelo deputado estadual Max Russi (PSB), alcançou uma economia equivalente a R$ 100 milhões. Esse montante está sendo devolvido ao Executivo estadual, reforçando investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura.

Esses resultados foram possíveis graças a mudanças administrativas, como a informatização do sistema financeiro e adequações impostas pelos sistemas Aplic e e-Social. Essa modernização, realizada em parceria com a Secretaria de Controle Interno, foi considerada essencial para garantir o uso regular e eficiente dos recursos públicos.

Com isso, a transparência e a eficiência foram reconhecidas em âmbito nacional. Por dois anos consecutivos, o Legislativo recebeu o Selo Diamante de Qualidade e Transparência na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública.

A premiação é realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“Temos que aliar produtividade à economia de recursos. Essas mudanças foram essenciais para tornarmos nossa gestão mais eficiente”, destacou o deputado Max Russi.

Max revela ainda que a integração informatizada das áreas de contrato e licitação, que passaram a ter seus procedimentos ligados ao sistema contábil e financeiro e com o Portal Transparência e a capacitação do corpo técnico deram autossuficiência à ALMT no envio das prestações de contas.

“Essa também foi uma das ações que geraram economia para a Assembleia, que ao invés de contratar pessoas de fora, valoriza seus próprios servidores, dando autonomia e confiabilidade a mais nos processos.

Todos os servidores passaram por treinamento e atualização para o entendimento de termos técnicos e normativas da Lei Federal”, acrescentou Max.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]