Reportagem
Mato Grosso do Norte
O CEO da Carrefour, Alexandre Bompard, enviou carta ao ministro Carlos Fávaro (PSD), do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA), pedindo desculpas e ressaltando a qualidade da carne brasileira, após a empresa francesa anunciar suspensão de importação da proteína animal do Mercosul.
Bompard divulgou nas redes sociais que a empresa não vai mais importar carne dos países do Mercosul. De acordo com a nota publicada nas redes sociais do CEO, o intuito do veto à importação da carne do Mercosul é fortalecer o mercado interno na França.
Alexandre alegou que os produtores franceses estão indignados com o projeto de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, já que a carne não atenderia às exigências e normas da França. Porém, após a nota ser divulgada, a própria empresa afirmou que o veto é válido apenas para os estabelecimentos franceses.
Após a repercussão negativa, Bompard enviou uma carta ao ministro do MAPA pedindo desculpas e ressaltando a alta qualidade da carne brasileira. Atualmente, o país possui a proteína mais sustentável do mundo.
"Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpas", diz trecho da carta do CEO.
Ressaltou ainda que a decisão não teve como objetivo mudar as regras de um mercado amplamente estruturado, mas sim assegurar aos agricultores franceses a perenidade de compras, já que "atravessam uma grave crise".
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr