Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024

Política Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 08:51 - A | A

27 de Novembro de 2024, 08h:51 - A | A

Política / esquema de corrupção

Desembargadores de tornozeleira

STF manda instalar tornozeleiras nos desembargadores Sebastião de Moraes e João Ferreira, acusados de negociarem sentenças



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Os alvos da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira, 26, contra um esquema de corrupção na Justiça de Mato Grosso, inclui desembargadores, advogados e empresários. O grupo é investigado por envolvimento no esquema de venda de sentenças. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva em Cuiabá e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

A prisão foi do empresário Andreson Oliveira Gonçalves, acusado de atuar como lobista no Poder Judiciário Nacional.

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instalação de tornozeleira eletrônica nos desembargadores Sebastião de Moraes e João Ferreira Filho, por suspeita de integrarem esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Sebastião e João estão afastados desde 1º de agosto por ordem do Conselho Nacional de Justiça, acusados de atenderem aos interesses lobistas do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, em Cuiabá.

As investigações revelaram engenhoso esquema de negociações de decisões perante o TJMT e até o Superior Tribunal de Justiça (STJ). No celular foram flagradas conversas entre o advogado e Sebastião de Moraes e João Ferreira Filho, bem como com Andreson.

A operação desta terça-feira, além de mirar o empresário e os dois magistrados, também tem como alvos assessores do gabinete de ministra Isabel Galloti, Nancy Andrigui e Og Fernandes.

As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.

De acordo com as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses. Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

Há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com o falecido advogado Roberto Zampieri o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados pelo referido causídico e recebiam vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgarem recursos de acordo com os interesses de Zampieri.

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]