Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
O vereador Silvio Dutra da Silva (PODE) de Guarantã do Norte, durante o uso da tribuna na sessão no dia, 17/02, da Câmara de Vereadores do Município, fez um pronunciamento com tom de indignação devido a uma situação que tem preocupado a administração municipal.
Em decorrência de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, o município está sendo obrigado a arcar com custos que deveriam entrar na contabilidade do Município de Altamira no Estado do Pará.
O imbróglio se dá, porquê boa parte das propriedades que estão na região do Vale do 15, pertencia ao município de Guarantã do Norte. A localidade contava com todo o trabalho de infraestrutura, tais como recuperação de estradas, pontes e ainda o transporte escolar. A situação ficou complicada a partir do momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) votou o Marco Territorial, determinando que o Vale do 15 faz parte do território de Altamira – PA.
De acordo com o Vereador Silvio, Altamira fica distante 1.200 km do Vale do 15, o que torna humanamente impossível o município fazer o deslocamento de maquinários para recuperação de estradas para manter a trafegabilidade.
E isto resulta em dificuldades para os moradores, principalmente para o Transporte Escolar. Para Silvio, a manutenção das estradas é importantíssima, porque há alunos que estudam na Escola Base Aérea, que são obrigados a levantarem às 3h da madrugada, para chegar na Escola às 7h. Para ele, esse quadro é inadmissível e chega a ser desumano para os alunos.
Para tentar uma resolução que possa beneficiar os dois municípios Sílvio e o presidente da Câmara Celso Henrique foram até a cidade de Altamira e conversaram com a vice-prefeita, Taís Nascimento.
De acordo com ele, a vice-prefeita assumiu o compromisso de levar ao prefeito a reivindicação.
Sílvio afirma que propôs uma parceria entre as administrações, na qual Guarantã do Norte entraria com o maquinário e Altamira forneceria o combustível para a recuperação e manutenção das estradas do Vale do 15. E desta forma em um trabalho conjunto nas estradas vicinais.
Até o momento, conforme o vereador, o município de Altamira não tem ajudado na infraestrutura da região. E somente Guarantã tem arcado com essas despesas.
“Para se ter uma ideia, nos temos 79 alunos frequentando aulas. Todos são do Vale do 15, temos 19 profissionais, desde merendeiras, as professoras. Nós temos 04 ônibus escolares e, três destes veículos são para buscar alunos do Vale do 15. Toda essa despesa é arcada exclusivamente pelo município de Guarantã do Norte. Então, estamos já programando uma videoconferência com o prefeito de Altamira e vamos ver se conseguimos encontrar uma solução para esse caso”, enfatiza o vereador Silvio Dutra.