Reportagem
José Ribeiro, que vem a ser marido da ex-vereadora Edileusa Ribeiro, que teve o mandato cassado a cerca de um mês por compra de votos, vai receber uma indenização de R$ 200 mil para reparar danos morais por ele sofrido. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) manteve a sentença que condenou o ex-deputado José Riva e o ex-deputado e ex-conselheiro do TCE, Humberto Bosaipo, a ibndenizá-lo. Ele é lavrador.
A decisão foi dada na última terça-feira, 3, pela 3ª Câmara de Direito Privado do tribunal, ocasião em que foram negados os recursos da dupla contra a sentença do juiz Gilberto Lopes Bussiki, da 9ª Vara Cível da Capital.
Segundo a ação, José Ribeiro teve seu nome usado indevidamente para criar uma empresa de fachada chamada “Gráfica e Editora Guanabara”, que supostamente prestou serviços à Assembleia Legislativa, no final dos anos 1990.
Além disso, o lavrador foi incluído na folha de pagamento de pessoal do Legislativo, figurando como “funcionário fantasma”, uma vez que nunca prestou serviços ao órgão. Na época dos fatos, Riva e Bosaipo comandavam a Mesa Diretora da Assembleia. O lavrador contou que chegou a receber uma intimação para prestar esclarecimentos à Justiça, em razão de ter seu usado para tais finalidades.