Juliana Grou | Intermat
Mato Grosso irá participar do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece entre esta quarta-feira e sexta-feira (8 e 10.11), em Manaus (AM). Vão comparecer ao evento representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e das secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), de Saúde (SES) e de Segurança Pública (Sesp).
Representando o Intermat, a assessora executiva da autarquia, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza, vai participar da reunião do Fórum de Institutos de Terra da Amazônia Legal, que começa às 14h na quarta-feira (08.11) e abre a programação do encontro, que teve a 25ª edição realizada em Cuiabá, no mês de junho.
Já a Sema terá o secretário adjunto Executivo da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Marega, como representante, e a Sesp, o secretário adjunto de Segurança Pública, o coronel Everton Moretti.
De acordo com a organização do Fórum, serão realizadas Oficinas Técnicas das diversas Instâncias do Consórcio.
Além dos presidentes e representantes dos Institutos de Terras, também devem participar representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), dos Ministérios de Minas e Energia, das Relações Exteriores e da Integração, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), secretários de Estado de Agricultura, Fazenda, Planejamento, Segurança Pública, Meio Ambiente e Mineração da Amazônia Legal, entre outros.
O 26º Fórum acontece antes da realização da Conferência das Partes (COP28), em dezembro, e deverá focar em debates sobre o protagonismo que a população dos nove Estados da Amazônia Legal deve ter nas discussões nacionais e internacionais sobre a região.
Amazônia Legal
O conceito foi instituído pelo Governo Brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos Estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal é uma área de 5.015.146,008 km², que corresponde a cerca de 58,93% do território brasileiro e engloba os estados de Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.