André Alves / HNT
De acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, os novos prefeitos irão enfrentar desafios históricos em suas administrações, como pouco dinheiro em caixa, máquina inchada ou atrasos nos pagamentos de fornecedores, terceirizados e servidores públicos. A declaração foi dada em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 7.
Para Sérgio Ricardo, o início de mandato é marcado pela adaptação às condições deixadas pelos antecessores. “Muitos prefeitos são novos, mas todos os problemas são antigos. Cada prefeito vai encontrar um problema diferente, mas nenhum vai pegar e chegar numa prefeitura e não ter problema nenhum”, afirmou. Ele destacou que os gestores terão de passar por um processo de conhecimento da realidade local antes de implementar seus modelos de gestão.
Outro ponto crítico levantado pelo presidente do TCE-MT foi a responsabilidade dos ex-gestores com relação às dívidas deixadas. “Nenhum prefeito pode deixar dívida. Existem ações civis, penais e de fiscalização para quem deixou de cumprir a norma”, alertou.
Já Leonardo Bortolin, da AMM, destacou o baixo índice de arrecadação própria como um dos maiores desafios dos municípios. “Muitos municípios realmente não cobram IPTU, não fazem atualização da Planta Genérica de Valores, não atualizam o cadastro imobiliário”, afirmou.