Sábado, 22 de Fevereiro de 2025

Política Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 08:47 - A | A

19 de Fevereiro de 2025, 08h:47 - A | A

Política / Evento

TCE-MT e AMM reúnem prefeitos e vereadores em encontro municipalista

Em dois dias de programação, serão debatidos temas como administração orçamentária e financeira dentre outros temas



Reportagem
TCE MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu a capacitação dos gestores e o fortalecimento dos municípios para garantir o desenvolvimento do estado durante a abertura do Encontro Mato-grossense de Municípios, nesta terça-feira, 18. Realizado com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o evento reune mais de 1.500 pessoas entre prefeitos, vereadores e demais gestores no Cenarium Rural, em Cuiabá.

“Esta é uma grande oportunidade para discutirmos o futuro e, esse futuro, depende do que os prefeitos e vereadores farão hoje”, afirmou o presidente do TCE.

Em dois dias de programação, serão debatidos temas como administração orçamentária e financeira, orçamento da saúde, descentralização ambiental e desenvolvimento econômico regional, dentre outros. “Há muita informação aqui e, para fazer uma boa gestão, é preciso ter informação e qualificação, destacou Sérgio Ricardo.

Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Tribunal e a AMM, voltado à gestão ambiental e à sustentabilidade nos municípios. O documento reforça a atuação conjunta entre as instituições.

Para o ex-presidente da República, Michel Temer, que ministrou palestra magna no Encontro, os debates são fundamentais tanto para o fortalecimento dos municípios quanto para o desenvolvimento do país. “O tema do municipalismo é fundamental, porque a União só será forte se seus estados e municípios também forem fortes. Se o município for fraco, o estado será fraco, e a União igualmente ficará fragilizada”, afirmou.

Já o governador Mauro Mendes chamou atenção para a necessidade de um planejamento sólido para o desenvolvimento das cidades. “Prefeitos, prefeitas e vereadores compreendam que não adianta só ir a Brasília buscar recursos junto aos deputados. Se a lição de casa não for feita, os problemas não serão resolvidos”, alertou.

Neste contexto, o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi, reforçou a contribuição do Legislativo. “Hoje, nossa atuação é pautada pelo municipalismo e cada novo projeto que chega à Casa Legislativa é analisado sob a ótica de seus benefícios para os municípios.”

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, apontou que o maior desafio dos municípios agora é resgatar a visão de futuro e pensar em objetivos de longo prazo.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]