Sábado, 22 de Fevereiro de 2025

Política Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025, 08:50 - A | A

19 de Fevereiro de 2025, 08h:50 - A | A

Política / Alta Floresta

Vereadores afirmam que após prefeitura entregar projeto, governo executará duplicação da MT 208

Na reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta, segundo os vereadores, ficou definido que a Prefeitura de Alta Floresta fará o projeto e o Governo fará a obra de duplicação com rotatórias e viaduto



José Vieira
Mato Grosso do Norte

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã desta terça-feira, 18, uma reunião administrativa no gabinete da presidência, para pontuar as pautas tratadas na semana passada, na reunião dos vereadores com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Ailton (Republicanos) e teve a participação de 11 dos 15 vereadores. Para os parlamentares a reunião foi produtiva e vários encaminhamentos de temas importantes para o município, foram feitos.

Conforme os vereadores presentes, os principais temas discutidos e apresentados pela comitiva, foram a duplicação e rotatória da MT-208 no perímetro urbano de Alta Floresta, Saúde, Educação, infraestrutura (asfalto) e MT 010.

Duplicação da MT-208 - Conforme o vereador Ailton, sobre a duplicação da rodovia MT-208, no trecho urbano de Alta Floresta, incluindo as obras de rotatórias e viaduto, o vice-governador cobrou o projeto da Prefeitura. E ficou definido que a prefeitura de Alta Floresta irá entregar o projeto pronto para o governo executar a obra. O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, também participou da reunião.

“O vice-governador cobrou do prefeito este projeto para ser feito a duplicação e todos os trevos de acesso na cidade. Agora está com a prefeitura e vamos continuar cobrando. Vamos cobrar que o projeto seja à altura de nossa cidade e não uma rotatória simples. Inclusive um viaduto no trevo São Cristovão”, enfatiza Ailton.

Asfalto - De acordo com Ailton, Alta Floresta tem 35 quilômetros de asfalto para ser executado e a cidade ficar 100 por cento asfaltada.

E, de acordo com ele, o vice-governador deixou claro que se o prefeito aderir ao programa do Governo Estadual, o Governo cede todo o material, combustível e maquinário [caso a prefeitura precise] para a execução da obra. E num prazo de dois anos, a cidade estará totalmente asfaltada.

Educação – Segundo o presidente da Câmara, foi discutido que Alta Floresta terá investimentos em mais 4 escolas. No Cecília Meireles e 19 de Maio. Vão ser construídas mais duas escolas. Uma nova Escola no bairro Almeida Prado e uma escola Ecológica entre os setores C e E.

Ouça o áudio 

 

MT-010 - Sobre a rodovia MT 010, o vereador diz que o projeto está pronto há 2 anos, através de uma parceria da Prefeitura com os produtores, compreendendo o trecho do Laticínio, sentido comunidade Santa Lúcia, até no distrito Colorado. “A 010 está sendo asfaltada pelo Governo a partir de Tabaporã, vindo para Alta Floresta. O objetivo do governo é que ela seja uma estrada paralela a BR163, para o acesso dos moradores da região à Cuiabá, seja mais fácil e seguro por ela”, explica Ailton.

De acordo com ele, o vice-governador Otaviano Pivetta ficou de conversar com o governador Mauro Mendes sobre este projeto. E no próximo mês, quando o orçamento do governo for aberto, os vereadores cobrarão novamente.

Saúde - Foi discutida o sistema de regulação do Hospital Regional. Atualmente, os pacientes em casos de emergências, são levados para qualquer cidade que tenha hospital regional. Um paciente de Alta Floresta pode ser levado para Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Cáceres ou outra cidade. E vice–versa. Destas cidades podem ser transferidos para Alta Floresta.

Para os vereadores, este sistema de regulação, além de ter um gasto maior com ambulância, dificulta para a família e para o próprio paciente, além de ser mais caro e dispendioso para o próprio governo.

“Os vereadores não concordam com este sistema de regulação. Expomos para o vice-governador e ele também concorda que este sistema precisa mudar e ficou de levar ao governador esta pauta”, disse Aiton.No entanto, os vereadores de Alta Floresta definiram que no mês de março irão marcar uma agenda com o secretário Estadual de Saúde, para voltar a cobrar mudanças neste sistema.

Além do presidente da Câmara, participaram da reunião os vereadores Elisa Gomes e Leonice Klaus. E os vereadores Naldo da Pista, Marcos Menin, Dida Pires, Chicão, Darlan, Adelson Rezende, Claudinei Jesus e professor Nilson.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]