Terça-feira, 22 de Outubro de 2024

Política Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 08:40 - A | A

21 de Outubro de 2024, 08h:40 - A | A

Política / Em busca da vaga

Vereador diz que promotor já ouviu candidatas suspeitas de candidaturas fakes

Conforme Zé Eskiva, poderá ocorrer uma grande mudança na lista dos eleitos na Câmara de Alta Floresta



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O vereador Zé Eskiva (PL) afirmou à Mato Grosso do Norte em entrevista na sexta-feira, 18, que ingressou com ação junto ao Ministério Público, cobrando investigação sobre as supostas candidaturas fakes para vereador na eleição de 6 de outubro em Alta Floresta.

Conforme ele, são pelo menos 6 candidatas, cuja candidaturas podem ter sido usadas pelos partidos apenas para preencher a cota de mulheres nas chapas.

Essas candidatas obtiveram, segundo ele, votações inexpressivas e caso restar comprovado que eram “laranjas”, haverá mudança na composição da Câmara Municipal de Alta Floresta.

Segundo ele, quem está acompanhando o caso são os advogados do PL nacional. Entre os nomes com suspeita de candidatura fake estão 2 candidatas do PSD, uma do PRD, uma do PP, uma do Republicanos e uma candidata do PT que zerou nas urnas.

“As mulheres que estão sendo investigadas já foram depor no Ministério Público, com exceção da candidata Cleidiane do PT, que justificou que não poderia comparecer por motivo de viagem. Já colhi várias provas e encaminhei para o Ministério Público”, disse Zé Eskiva.

O vereador disse que está em busca de sua vaga na Câmara Municipal. E caso seja comprovado que houveram estas irregularidades, poderão ocorrer várias alterações na lista de eleito e ele será içado ao status de eleito. “Os votos destes partidos serão congelados e o coeficiente eleitoral cairá. Para conseguir, eu preciso provar as irregularidades nas candidaturas do PP, PT e PRD. E já entro entre os nomes eleitos”, afirma o vereador.

Entre as candidatas suspeitas de candidaturas laranjas estão Rosana Personal (PSD) que fez 2 votos, Luana Henrique (PSD), 2 votos, Eucilene Freitas (PP) 5, Nice da Nova Era (PRD), 8 votos e Cleidiane (PT) 0 voto.

De acordo com Zé Esquiva, nas investigações surgiu também o nome da candidata Nena Castro, do Republicanos, que alcançou apenas 12 votos no pleito. E caso haja uma comprovação neste sentido, poderia comprometer os 4 vereadores que foram eleitos na sigla, que são Francisco Ailton, Naldo da Pista, Leonice Klaus e Chicão do Motocross.

Nena Castro investiu R$ 1.800,00 em sua campanha eleitoral. “Deixo claro que minha ação não foca o Republicanos. Apenas o PSD, PP, PT e PRD, que caso fique comprovado que as candidaturas não eram verdadeiras, abre a minha vaga. A suspeita a respeito da candidata do Republicanos não partiu de mim, mas se for comprovado, os 4 vereadores eleitos podem perder a vaga e ter uma grande modificação na Câmara Municipal de Alta Floresta”, enfatiza Zé Eskiva.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]