Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

+Saúde Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 09:21 - A | A

26 de Março de 2025, 09h:21 - A | A

+Saúde / atenção

Menopausa tardia pode elevar risco de câncer de mama

Mulheres que vivenciam o período após os 55 anos têm entre 30% e 40% mais chances de desenvolver câncer de mama



Fonte/ Alto Astral

Período que delimita o fim da vida reprodutiva feminina, a menopausa ocorre em geral entre 45 e 55 anos de idade. No entanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) chama a atenção para os riscos de câncer de mama associados à menopausa tardia.

Fase que determina o fim da menstruação, da ovulação e da fertilidade, a menopausa em si não é um fator causador do câncer de mama. Porém, ao longo da vida, as mulheres têm uma exposição prolongada ao estrogênio e progesterona que contribui para o desenvolvimento da doença.

Um levantamento realizado pela World Cancer Research Fund revelou que o estilo de vida saudável tem potencial para reduzir as chances de desenvolvimento do câncer de mama em até 20%. Especialistas recomendam uma alimentação rica em frutas, vegetais, fibras e grãos integrais associada à prática de pelo menos 150 minutos de exercícios físicos regulares por semana.

De acordo com o mastologista Cícero Urban, em comparação com as que entram antes na menopausa, mulheres que vivenciam o período após os 55 anos têm entre 30% e 40% mais chances de desenvolver câncer de mama. Contudo, existem outros fatores de risco que não devem ser negligenciados.

“A idade é um indicador, assim como o histórico familiar da paciente, mas há fatores comportamentais que precisam ser considerados”, alerta.

Fatores de risco - Além da reposição hormonal, sedentarismo, alimentação pobre em nutrientes e consumo excessivo de álcool também são alguns contribuintes importantes para aumentar as chances de desenvolvimento de tumores mamários. Segundo Cícero Urban, a obesidade pode elevar significativamente os níveis de estrogênio no organismo, ampliando os riscos da doença.

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de cura. A mamografia é uma grande aliada para detectar a doença e iniciar o tratamento adequado. Atualmente, 40% dos casos de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) iniciam seus tratamentos já nos estágios avançados ou metastáticos.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]