Desavenças aqui, diferenças acolá, mas verdade seja dita: ter alguém para partilhar desde a infância pode ser mágico! Nossos irmãos são uma ponte perfeita para o passado e quem sempre estará segurando nossa mão no futuro. E, quando se trata de crianças, a presença de um outro alguém pequeno igual a ela pode ser transformadora. Mas a relação e os laços são para toda a vida.
As irmãs exercem um papel fundamental na redução de sentimentos como isolamento, culpa e medo. Ademais, essa influência positiva ocorre independentemente da diferença de idade entre os irmãos.
Não é porque são filhos de uma mesma mãe ou pai que eles serão iguais: cada indivíduo possui a sua personalidade. Além disso, podem estar inseridos em contextos escolares diferentes, por exemplo, local onde sabemos que há muita influência sobre a formação e o aprendizado.
Portanto, ter um irmão por perto é a certeza de que essas diferenças, mesmo as mais desafiadoras, serão parte de seu cotidiano e que, eventualmente, iremos aprender a lidar com elas.
Mulheres são mais comunicativas e se abrem mais. Expressar os sentimentos é importante para a saúde psicológica e para a convivência familiar.
A presença de uma irmã na vida familiar contribui para um ambiente mais acolhedor e proporciona maior segurança emocional. Além disso, o estudo apontou que compartilhar momentos de qualidade fortalece a autoestima de ambos.
O mesmo estudo feito no Reino Unido incluiu 571 participantes entre as idades de 17 a 25 anos. As pessoas que tinham irmãos conseguiam encontrar sua paz interior. E pessoas com pelo menos uma irmã tinham mais facilidade em lidar com problemas da vida, consequentemente tendo menos estresse e sendo mais felizes.
A troca de experiências e o apoio emocional oferecido entre irmãs são fatores essenciais para o desenvolvimento pessoal e social.
Benefícios
-Elas ajudam a reduzir sentimentos de solidão
-O estudo destacou os impactos positivos dos laços familiares
-Compartilhar momentos fortalece a autoestima
-A pesquisa analisou diferentes faixas etárias
-O vínculo entre irmãos influencia a saúde emocional