Gloria Perez não poderá levar para outra emissora a novela "Rosa dos Ventos", vetada pela Globo. A autora deixou a emissora carioca na semana passada após trinta anos de parceria - a novelista chegou a assinar contrato com o SBT nos anos 1990, porém nunca escreveu para o canal de Silvio Santos (1930-2024). Inicialmente, "Rosa dos Ventos" iria substituir "Vale Tudo", mas acabou sendo jogada para após "Três Graças", de Aguinaldo Silva.
A questão do aborto seria levantada na novela e esse foi um dos motivos para a Globo vetar sua produção. E Gloria afirmou estar impedida de levar "Rosa dos Ventos" para outro canal ou até mesmo streaming.
"A Globo não me devolveu a sinopse e está no seu direito. Isso já me ocorreu em 'Barriga de Aluguel' fui para a Manchete certa de que a faria lá, mas, como não liberaram, imaginei outra história. E escrevi 'Carmem'", explicou ao jornal "O Estado de S.Paulo".
"Carmem" foi ao ar entre 1987 e 1988 na extinta emissora e "Barriga..." só saiu do papel quando Gloria retornou à Globo no começo dos anos 1990. A autora de outros clássicos como "O Clone" ressaltou que sua saída do canal líder ocorreu de forma amigável e que o vínculo seria por obra.
Quando questionada se a desistência da Globo em relação a "Rosa..." envolve questões ideológicas e/ou políticas, negou: "Não me parece não". "Tenho e sempre terei os melhores sentimentos e a maior gratidão pela TV Globo. Foi ali que fiz minha carreira, foi ali que consolidei uma assinatura na dramaturgia brasileira", completou a vencedora do Emmy por "Caminho das Índias".
Segundo Gloria, a questão do aborto na novela seria impossível de ser retirada. "É o ponto de partida da história, tudo o mais ocorre a partir dele, todas as tramas paralelas se relacionam a ele. Tirar o aborto era tirar o macaco do 'King Kong'", frisou a autora, que visava o Rio Grande do Sul como parte dos cenários da história.
De forma resumida, Gloria contou parte da sinopse. Uma aspirante à modelo se torna, tempos depois, balconista de loja, e conhece seu "fã número um", um milionário empresário cuja mulher quer se candidatar a cargo público. A mocinha engravida do fã e ele exige que ela se submeta ao aborto.
A gravidez acaba interrompida sem o aval da ex-modelo, que decide se vingar usando o filho do milionário. O rapaz, por sua vez, acaba se apaixonando por sua guarda-costas após uma série de desentendimentos no estilo gato e rato.