Mesmo com a pandemia, muitos brasileiros estão com viagem de carro programada para este final de ano. Se você é um deles, vale a pena tomar alguns cuidados específicos para esses deslocamentos. Pegar estrada é diferente de rodar no dia a dia da cidade, sempre com socorro próximo. Por isso, é hora de verificar se está tudo em ordem com seu automóvel.
A seguir, todos os itens e situações que devem ser verificadas antes de iniciar sua viagem.
Bateria - Responsável pelo funcionamento do sistema elétrico do carro, a bateria muitas vezes só é lembrada quando deixa o motorista na mão, como, por exemplo, depois de muito tempo de inatividade. Cheque regularmente se os cabos estão limpos e bem fixados nos polos. Com o tempo, a oxidação dos componentes da bateria formam resíduos que se acumulam nas pontas dos conectores. Para evitar a descarga precoce, não esqueça faróis ou rádio ligados.
Filtros - Todos os carros possuem três filtros básicos: de ar, de óleo e de combustível. Os carros com ar condicionado ainda contam com um filtro específico para este sistema. O importante é saber que todos esses filtros têm a função de evitar que impurezas entrem no motor e cada um deles tem o seu próprio tempo para troca, mas em média, duram entre 10 mil e 15 mil km. Eles são baratos e fáceis de substituir, mas caso não estejam mais adequados para o uso podem causar grandes estragos no motor. Um filtro de combustível vencido, por exemplo, permite que impurezas cheguem ao sistema de injeção provocando falhas e redução do rendimento. Antes de pegar a estrada, cheque com um profissional se os filtros estão ok.
Freios - O fluido dos freios é um item importantíssimo no sistema de frenagem de qualquer veículo. Por isso é fundamental que ele esteja sempre no nível correto. No entanto, o fluido absorve água ao longo de sua vida útil, que ferve com o calor dos freios, formando bolhas de vapor que danificam todo o sistema de frenagem. Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se trocar o produto, em média, a cada dois anos ou conforme a indicação do fabricante. Se o seu carro possui freios ABS, verifique também o sistema eletrônico para se certificar que está tudo em ordem. Outro item indispensável para a correta redução de velocidade do veículo são as pastilhas, responsáveis por criar o atrito com o disco de freio. Sua troca depende muito da intensidade de uso, mas o ideal é seguir a recomendação do manual do veículo.