Sábado, 04 de Janeiro de 2025

Variedades Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024, 13:56 - A | A

31 de Dezembro de 2024, 13h:56 - A | A

Variedades / Dica da Semana

“Tár”

Polêmico filme sobre uma talentosa e pioneira maestrina da Orquestra Filarmônica de Berlim reflete sobre os efeitos do poder



por Kreitlon Pereira [email protected]         

      Lançado em 2022, o polêmico e intrigante filme “Tár” tem uma história que mistura abuso de poder, autoritarismo e preconceitos de uma maneira pouco convencional ao trazer uma personagem feminina nesta posição opressora. O longa, dirigido pelo norte-americano Todd Field (“Entre Quatro Paredes”), é protagonizado pela australiana Cate Blanchett, cuja atuação lhe rendeu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Além dessa, o longa também foi indicado em mais cinco categorias da premiação, porém, não venceu nenhuma. Atualmente, o filme se encontra disponível nas plataformas de streaming da Amazon Prime Video, do Google Play Filmes e TV e da Apple TV.           

  Blanchett vive a personagem Lydia Tár, uma famosa maestrina que se encontra no auge de sua carreira à frente da orquestra Filarmônica de Berlim. Com um currículo invejável e repleto de conquistas surreais, a protagonista decide enfrentar mais um grande desafio ao se propor gravar todas as sinfonias de Gustav Mahler com a Filarmônica. O filme acompanha o período de preparação da orquestra, no qual se acompanha a protagonista em sua vida profissional e pessoal. Apesar de ser casada com a primeira violinista Sharon Goodnow (Nina Hoss), com quem tem uma filha pequena, Lydia se interessa e se relaciona com outras mulheres.        

     O mais recente alvo de interesse da protagonista é a jovem e talentosa violoncelista russa Olga (Sophie Kauner), que entrou recentemente na Filarmônica depois de ter passado em um concurso. Lydia é uma mulher extremamente manipuladora e inteligente que utiliza de sua posição de poder para se aproveitar de outras pessoas, seja em sua relação com a assistente Francesca (Noémie Merlant) – que está sempre à espera de uma promoção –, seja com sua própria esposa. Como uma pioneira em um meio dominado por homens, Lydia é uma mulher extremamente talentosa e apaixonada pela arte, mas que foi corrompida pelo poder. Todavia, seus segredos mais perturbadores podem ser revelados – e isso pode destruir seu legado.  

Link para o trailer de “Tár”: https://youtu.be/neMq6nhR2xM?si=Hpsdig3FNChIi4Al  

O retorno do stop-motion  

Os icônicos Wallace e Gromit retornam para mais uma aventura depois de 19 anos em novo longa original da Netflix que estreia dia 3 de janeiro     

          Em 2005, o estúdio britânico de cinema Aardman Animations lançou o filme “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”, uma produção em stop-motion que conquistou o público e a crítica especializada na época de seu lançamento. Um exemplo do seu sucesso é o ótimo desempenho das premiações cinematográficas, tendo, inclusive, recebido o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2006. Dezenove anos depois do lançamento desse que se tornou um clássico inglês, a Netflix decidiu produzir uma continuação da história, intitulada de “Wallace & Gromit: Avengança” em formato de filme original. Ainda como uma animação em stop-motion, o longa chega à plataforma de streaming no dia 3 de janeiro.           

  No primeiro filme, o excêntrico inventor Wallace e seu fiel companheiro, o inteligente cão Gromit, precisam capturar uma misteriosa fera que vem devorando os vegetais das plantações do bairro, bem quando o concurso anual de legumes gigantes da Lady Tottington está se aproximando. Além disso, a dupla precisa fazer essa captura antes de Victor Quartermaine, um homem arrogante que está de olho na fortuna de Lady Tottington. Na continuação da Netflix, os dois protagonistas precisaram enfrentar um novo desafio, com o surgimento de uma figura que tem relação com o passado da dupla.           

  Quando “Wallace & Gromit: Avengança” começa, Groomit está preocupado com o seu tutor, que vem se tornando dependente demais de suas próprias invenções. A mais recente delas é um gnomo inteligente chamado Norbot que é capaz de realizar diversas atividades de maneira muito rápida.

Porém, a invenção começa a se mostrar perigosa depois de ter seu sistema operacional invadido pelo vingativo Feathers McGraw, um pinguim que está preso depois que Wallace e Gromit conseguiram frustrar sua tentativa de roubar o Diamante Azul. Por conta disso, o cachorro irá ter que lutar contra forças malignas para salvar seu mestre (e sua capacidade de inventar).  

foto/ Divulgação

foto

 

Link para o trailer de “Wallace & Gromit: Avengança”: https://youtu.be/uK6o6TVNM2U?si=AT-qPwUyAlYdzWzb

 

Lutar até o fim   Novo

filme original da Netflix conta a história de uma das figuras mais importantes do movimento de resistência norueguês durante a Segunda Guerra Mundial         

      No dia 9 de abril de 1940, no meio da Segunda Guerra Mundial, tropas da Alemanha nazista invadiram a Noruega por conta de sua posição estratégica no escoamento da produção de ferro sueca e seus portos. A batalha pelo país escandinavo – que se declarava neutro à guerra – durou até junho do mesmo ano, sendo a segunda resistência às tropas alemãs mais longas de todas, perdendo apenas para a da União Soviética.

O novo filme original da Netflix, “Número 24”, retrata uma figura histórica do movimento de resistência norueguês: o militar Gunnar Sønsteby, que se tornou a pessoa mais condecorada da Noruega.        

     Com estreia marcada para o dia 1° de janeiro, o filme de quase duas horas de duração começa com a chegada dos nazistas à Noruega. Diante dessa situação, o jovem Gunnar Sønsteby (Sjur Vatne Brean) – que nasceu na pequena cidade de Rjukan mas que se mudou com a família para a capital Oslo ainda nos anos 1930 – decide se alistar no exército norueguês, mesmo sabendo que o contingente de seu país era muito menor do que a quantidade de soldados alemães que chegavam. Na época do ataque, Sønsteby já havia se formado em Economia e trabalhava como auditor na capital.         

    Mesmo tendo resistido vários meses, o exército norueguês não foi capaz de parar os nazistas e a Alemanha manteve a invasão no país até maio de 1945. Com isso, Sønsteby e seus amigos passaram a integrar o movimento de resistência norueguês, conhecido como “A Gangue de Oslo”.

Esse grupo era responsável por diversas ações de sabotagem que tinham como objetivo enfraquecer os nazistas no território. Durante esse período, Sønsteby conheceu Max Manaus, outro personagem importante do movimento, e, juntos, publicaram um jornal clandestino que desmentia as propagandas alemãs. Ao longo do filme, é possível acompanhar a maneira cautelosa que os membros da resistência atuavam, com destaque para Sønsteby.  

Foto

foto

 

Link para o trailer de “Número 24”: https://www.netflix.com/br/title/81664509

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]