Assessoria
Em reciclagem, a coleta seletiva é o processo de reaproveitar materiais descartados, transformando-os em novos produtos. Na dramaturgia do Teatro Performativo a reciclagem lida, entre outras ‘traduções cênicas”, como a recontextualização de lendas para diferentes conceitos.
Opera com ingredientes que já tiveram outras receitas, outros vocabulários imagéticos e que agora se fazem urgente no gosto pela (re)atualização.
O Coletivo Spectrolab, formado pelos dois titereiros Douglas Peron e Millena Machado, concebeu para a peça JANTAR uma pesquisa com lixo eletrônico, e dali, criaram protótipos de máscaras com ‘placas-mãe’, de computadores.
JANTAR, sinopse
A peça teatral vem com sabor de noite escura, de gente que trabalha com lanternas pra arrancar melhor, para explorar mais e demais. Se a reciclagem visa conter o abuso das riquezas naturais do planeta, onde montanhas correm perigo, e florestas são meros obstáculos acima do subsolo, esta encenação vem com um elã ambientalista buscando outros heróis. Aqui entra o CAPELOBO, acredita-se que esta lenda tenha surgido entre os povos indígenas das regiões Centro e Norte do Brasil, o nome parece ser uma fusão indígena-português: capê (osso quebrado ou torto ) + lobo.
É essa figura, meio humana e meio tamanduá-bandeira, que suga os cérebros de suas vítimas, o ponto de partida da narrativa.
fotpo/ Divulgação

Classificação indicativa de 12 anos
PROGRAMAÇÃO ALTA FLORESTA
Apresentações em 24 e 25 de abril de 2025 as 20h Local: Teatro Experimental de Alta Floresta Perimetral Rogério Silva, 3747
Oficina Vivência com Máscaras: 25 de abril de 2025 as 14h Espaço Expressão Centro de Artes Avenida Uniflor 235 Fone: (66) 98142.1888
INFORMAÇÕES: (65) 99254.3518
O JANTAR foi servido no Cine Teatro Cuiabá/Sala Anderson Flores em 2021, no Ateliê Pigmalião Escultura que Mexe/Belo Horizonte em Junho 2023, no Teatro Aliança Francesa Botafogo/Rio de Janeiro em 2023, no Teatro MC:2 Grenoble/França em 2023, e voltou para a Sala Anderson Flores numa temporada em 2024.
Para esta circulação em 2025, espetáculo conta com audiodescrição, com duas vagas para cada apresentação. O escritor e poeta Caio Ribeiro é quem assina a criação, e Millena Machado é quem narra.
O projeto que passará pelas cidades de Alta Floresta e Primavera do Leste foi aprovado pelo Edital VIVER CULTURA EXPRESSÕES da SECEL MT, através da Lei Federal PAULO GUSTAVO.
Classificação indicativa de 12 anos
OFICINA “VIVÊNCIA COM MÁSCARAS”
Ministrantes: Douglas Peron e Millena Machado - Spectrolab Descrição: A oficina propõe atividades iniciais na técnica de manipulação de meia-máscaras expressivas, tendo como foco a criação de personagem a partir da construção corporal. São trabalhadas a percepção corporal e o imaginário dos participantes por meio da montagem de uma pequena cena, realizada por grupos de dois ou três integrantes.
Entrada franca Vagas limitadas Duração: 4 horas. Público: maiores de 16 anos
Alta Floresta - Inscrição : https://forms.gle/bdHMWQ6ikGu8Top29
SAIBA MAIS Confira o teaser, fotos, entrevistas e o clipping do Jantar nos links: https://www.spectrolab.art.br/jantar Youtube: @spectrolabinvestigacaoceni8065
LINK PARA FOTOS DE DIVULGAÇÃO https://drive.google.com/drive/folders/1LZRz-RHcFrmV-Eqm1xRW__UqufWFxkby?usp=sharing
FICHA TÉCNICA PROJETO SOBREMESA
- CIRCULAÇÃO DO ESPETÁCULO JANTAR Proposta: Douglas Peron e Millena Machado Concepção: Caio Ribeiro, Douglas Peron e Millena Machado
Direção: Rakoo de Andrade Elenco: Douglas Peron e Millena Machado Patrocinadores: Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso através do edital Viver Cultura
- Expressões, Lei Paulo Gustavo. Projeção mapeada: Vídeos em cena: Henrique Santian, Marcelo Sant’anna, Millena Machado e Douglas Peron.
Manipulação do vídeo: Douglas Peron e Bruno Custódio
Cena
Pesquisa: Caio Ribeiro Dramaturgia: Caio Ribeiro, Douglas Peron, Millena Machado e Rakoo de Andrade. Assistência de direção: Morgane Aimerie Robin e Cassiel Bruder.
Audiodescrição Criação: Caio Ribeiro Gravação: Millena Machado e Douglas Peron
Cenografia Pesquisa: Douglas Peron, Karina Figueredo, Laurine Chalon, Bruno Custódio e Rakoo de Andrade.
Máscaras e elementos de cena: Douglas Peron, Millena Machado, Rakoo de Andrade.
Montagem: Douglas Peron, Laurine Chalon, Renato Peron e Bruno Custódio.
Criação de Iluminação: Laurine Chalon. Adaptação de luz e operação: Priscila Freitas.
Criação sonora: Lucas Oliveira e Lucile Gallard. Voz: Luiz Marchetti e Manihã Rikbaktsá
Comunicação Projeto gráfico para redes sociais: Tamii. Assessoria de comunicação: Luiz Marchetti Mídias digitais: Tamii e Labirinto Espaço Criativo Registro fotográfico: Fred Gustavos, Henrique Santian e Rakoo de Andrade.