Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024

Atualidades Sábado, 12 de Outubro de 2024, 12:07 - A | A

12 de Outubro de 2024, 12h:07 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Programa Alta Floresta Não Atropela abre exposição fotográfica “Entre Galhos e Olhares” no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto

A exposição faz parte do Programa Alta Floresta Não Atropela, que também será lançado no dia 14/10



Assessoria

O Brasil é o país com maior diversidade de macacos do mundo e tem mais de um quinto das espécies ameaçadas de extinção. Em Alta Floresta, o pequeno zogue-zogue-de-alta-floresta que circula pela cidade, consta na lista internacional da IUCN como um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. Ele e mais 10 espécies de macacos da região poderão ser observados através dos registros de 12 fotógrafos na exposição “Entre Galhos e Olhares”, que será aberta na noite do dia 14 de outubro, segunda-feira, no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto.  

A exposição faz parte do Programa Alta Floresta Não Atropela, que também será lançado no dia 14/10, segunda-feira, às 19 horas. O fotógrafo e empresário de ecoturismo, Fernão Prado, membro da Curadoria da mostra diz que “a exposição de fotografias dos primatas que ocorrem no nosso município é sem dúvida uma excelente ferramenta para que a comunidade local conheça parte da nossa fauna. Só quem ama, cuida”.  

Outro membro da curadoria, o fotógrafo, biólogo e coordenador da Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Lucas Eduardo Araújo Silva, explica que a região Norte de Mato Grosso, onde está o município de Alta Floresta, “é uma área de Ecótono (transição) entre Amazônia e o Cerrado, isso faz com que seja a porção amazônica com alta diversidade. Em relação aos primatas, 12 espécies ocorrem em Alta Floresta, destas, sete espécies estão com algum grau de ameaça de extinção”, diz.

 Lucas ressalta ainda: “O que estas espécies ameaçadas têm em comum é a sua distribuição. Ocorrem na calha sul do Rio Amazonas e são endêmicas de interflúvios dentro do arco do desmatamento. A principal causa destas espécies estarem ameaçadas, é a alteração de habitat através do desmatamento e uso do fogo, extraindo totalmente a sua área de vida e/ou deixando habitats fragmentados e sem conexão.

 O fotógrafo Eduardo Florence, morador de Alta Floresta e convidado especial da exposição “Entre Galhos e Olhares”, é um apaixonado por fotografar a vida selvagem, especialmente aves e mamíferos. Também foca em insetos, vegetação e paisagens.

 “Gosto de registros de espécies e interação entre elas, comportamento animal e produção agropecuária integrada, sob melhores práticas.  Fotografia é registrar a Luz, uma alegria que faz bem para mente e para a alma”, diz.

A professora de fotografia de Aves e Natureza, Kacau Oliveira, foi a responsável pela edição das imagens pós-curadoria de todas as fotos da exposição. Ainda fizeram parte da organização da mostra: Fernanda Abra (Projeto Reconecta), Jose Alesando Rodrigues (diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alta Floresta), Josana Salles (coordenadora de Comunicação da FEC) e Maelle Lima de Freitas (UNEMAT).  

    Fotógrafos convidados:  

Fotógrafos convidados:
– Adrian Rupp
– Guilherme Battistuzzo
– Carlos Eduardo Carvalho
– Kacau Oliveira
– João Paulo Krajewski
– Gustavo Canale
– Alice Vigeta
– Lucas Eduardo Araújo Silva
– Rafael Ferraz
– Marcos Amend
– Ana Carolina Aquino
– Raphael Stori

Espécies de Primatas da Exposição “Entre Galhos e Olhares”

1. bugio-de-mãos-ruivas
2. bugio-vermelho-do-rio-purus
3. cuxiú-de-nariz-vermelho
4. macaco-aranha-de-cara-branca
5. macaco-aranha-de-cara-preta
6. macaco-da-noite
7. macaco-prego
8. mico-de-cheiro
9. mico-emilia
10. mico-schneider
11. zogue-zogue-de-alta-floresta

 

A exposição “Entre Galhos e Olhares”, fica aberta até o dia 16/10 – quarta-feira.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]