Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Atualidades Segunda-feira, 19 de Agosto de 2024, 08:20 - A | A

19 de Agosto de 2024, 08h:20 - A | A

Atualidades / Dia do artista

Teatro Experimental de Alta Floresta obteve grandes conquistas desde a sua fundação

Fundado há mais de 20 anos, o teatro representa o principal símbolo da Cultura em Alta Floresta e também se destaca no cenário estadual



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Dia 19 de agosto é a data que homenageia a classe artística composta por talentos inspiradores que fazem a magia da arte de representar acontecer.

O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões.

A lei foi criada no dia 24 de maio, mas só entrou em vigor em 19 de agosto do mesmo ano. Por isso, a escolha deste dia para homenagear a classe artística.

De acordo com o ator e diretor Ronaldo Adriano, de Alta Floresta, em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, uma peça de teatro tem a magia de despertar emoções diversas no público, como sorrisos, espantos e até mesmo lágrimas, mas vale lembrar que por trás de todos esse encantamento, existe um trabalho sincronizado de vários artistas de teatro, não somente a desenvoltura do ator que está no palco, relata.

Mas deve se levar em conta o talento de muitos profissionais, como técnicos de som e de iluminação, figurinistas, roteiristas, diretores, produtores, cenógrafos, atores, entre outros, pessoas iluminadas que trazem a paixão no peito pelas artes cênicas e que atuam de mãos dadas com um único objetivo e uma simples finalidade: causar emoções no público.

Ronaldo é ator de teatro há mais de 20 anos.

Atualmente dá aula de teatro para cerca de 100 alunos que buscam, através da performance teatral, o desenvolvimento intelectual e o crescimento artístico, fazendo aflorar o talento através de uma arte que já e apresentada no Brasil desde no século XVI.

“O Teatro é uma arte que transcende gerações. Para nós é gratificante, principalmente, porque somos atores de teatro, termos essa data que é um dia de reflexão sobre esse segmento no qual atuamos. Faz a gente refletir a trajetória pelos palcos com um trabalho artístico e a significância do teatro para a comunidade como um todo”, relata Ronaldo.

O ator ainda faz questão de lembrar que fazer teatro é algo que exige bastante determinação, porque é uma arte que tem um mercado muito restrito.

“É raro o artista de teatro que atua em uma única profissão, que consegue viver somente do teatro. Grande parte busca atividades paralelas para ampliar o orçamento. Alguns atuam como professores, outros buscam alternativas nas produções culturais, atuam em filmes, desenvolvem outras atividades dentro do campo das artes, mas viver do teatro de bilheteria é praticamente impossível, não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo”, enfatiza.

De acordo com ele, fazendo um recorte dos anos 90 para cá, houve um avanço considerável em termo de apoio a arte milenar, com políticas de cultura que favoreceram e beneficiaram o surgimento de novos grupos teatrais e de movimentos de teatro.

Esse reconhecimento, conforme ele, tem tornado possível fazer teatro e ressalta que o Teatro Experimental de Alta Floresta, vive um momento bom, com sede própria, onde são realizadas as produções, ensaios e apresentações. Sendo um dos poucos teatros no Brasil a ter sede própria, o que para ele, é uma grande satisfação e um orgulho para Alta Floresta.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]