Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Opinião Domingo, 15 de Dezembro de 2024, 10:04 - A | A

15 de Dezembro de 2024, 10h:04 - A | A

Opinião / Os 54 anos da UFMT

A Universidade é de Cuiabá, é de Mato Grosso e é de todos nós

  Ao longo dessas mais de cinco décadas, a instituição contribuiu não só para o avanço do conhecimento, como para o desenvolvimento social e econômico do estado



Jociene Pedrini  

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebra seus 54 anos de história em Cuiabá no dia 10 de dezembro. Mais do que uma comemoração interna, essa data representa um marco para toda a população de Cuiabá.

  Ao longo dessas mais de cinco décadas, a instituição contribuiu não só para o avanço do conhecimento, como para o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade e do estado de Mato Grosso.

Fundada em um momento de intensa transformação e desenvolvimento para Cuiabá, a UFMT acompanhou e impulsionou o seu crescimento.

  Assim, em mais de meio século, a instituição se tornou um dos maiores patrimônios da Capital e dos cuiabanos, desempenhando papel essencial na formação de profissionais altamente qualificados e na realização de pesquisas científicas que impactam diretamente a vida da população. Além de desenvolver projetos de extensão voltados à comunidade.

  O legado da UFMT transcende os muros da instituição por desenvolver projetos que promovem o bem-estar social e o progresso da cidade. Inclusive, a atual reitora Marluce Souza Silva é enfática ao destacar que a universidade não só forma cidadãos, como transforma a realidade socioeconômica e cultural de Cuiabá.  

Neste período, a universidade foi um motor de inovação em áreas prioritárias como saúde, educação e economia. Toda essa potência foi possível graças a um apoio fundamental, com destaque para a parceria histórica com a Prefeitura de Cuiabá, representada pelo prefeito, que se mostrou um grande aliado.

  Ao longo dessas mais de cinco décadas, a instituição contribuiu não só para o avanço do conhecimento, como para o desenvolvimento social e econômico do estado

  Além disso, contou com o apoio imprescindível dos poderes legislativo e executivo, como a Câmara Municipal da cidade, deputados estaduais, federais, senadores de Mato Grosso e ministros, que contribuíram decisivamente para o sucesso dessa iniciativa.   Aliás, a história da UFMT é marcada pela formação de grandes nomes nas mais diversas áreas do conhecimento.

Nossos ex-alunos ocupam posições de destaque no cenário nacional e estadual, seja na política, na medicina, na educação ou na economia. Esses profissionais provam que a educação de qualidade é a base para a construção de uma sociedade mais justa e próspera.

  Falar na história dessa importante universidade é como compor uma bela sinfonia, composta de pequenos e grandes sonhos de todos: servidores docentes, servidores técnicos administrativos, nossos estudantes, e toda a comunidade cuiabana e mato-grossense. Pessoas que por aqui passaram e deixaram seu legado, ou das próximas gerações que ainda estão por vir.   

Tal qual a poeta e professora Cora Coralina, somos como “aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”.

Portanto, com o coração alegre e festivo, a magnífica reitora Marluce Souza e Silva e todo o seu reitorado tem a honra de convidar toda população para participar do nosso evento de comemoração para os 54 anos da UFMT.  

A programação especial será realizada no dia 10 de dezembro (terça-feira), no Teatro universitário, no campus de Cuiabá, com as seguintes atividades: Assembleia Universitária (8h30), Sessão Solene de Entrega de Títulos de Honoris Causa (8h30) e apresentações culturais com a Orquestra e o Coral da UFMT (19h).  

Todas as atividades são abertas ao público, com entrada gratuita. Venham desfrutar desse momento único, pensado e planejado como um presente para toda nossa comunidade interna e externa. Afinal, não é apenas o aniversário da nossa universidade, é a celebração dessa força transformadora que é a educação pública e gratuita, um bem de todos!  

Jociene Pedrini, Secretária de Comunicação e Multimeios na UFMT (2024/2028),  jornalista e professora de Comunicação, [email protected].    

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]