Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

Política Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 14:35 - A | A

18 de Setembro de 2024, 14h:35 - A | A

Política / 6 de outubro

24ª Zona Eleitoral de Alta Floresta recebeu 204 urnas para as eleições 2024

123 urnas eletrônicas ficam em alta Floresta e as demais serão encaminhadas para Alta Floresta e Carlinda



Ilson Machado/Mato Grosso do Norte

As urnas que vão ser utilizadas na eleição do dia 6 de outubro, chegaram em Alta Floresta, na quarta-feira, 11/9. Os equipamentos já foram testados pelos profissionais do Cartório Eleitoral, que não constataram nenhum problema eletrônico que pudesse inutilizar algumas urnas.

Todas estão em perfeitas condições para utilização durante o pleito. Na quinta-feira (19/9) será realizada nas dependências do Cartório Eleitoral a cerimônia de carga e lacre dos sistemas eleitorais. A cerimônia, que é aberta ao público, deve contar com representantes de partidos políticos, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público para assistirem e participarem do procedimento. De acordo com o analista judicial do Cartório Eleitoral, Afrânio Alves, é importante inclusive a participação da população que pode atestar a segurança e inviolabilidade das urnas que serão utilizadas no dia 06 de outubro.

“Nós estamos aqui fazendo um trabalho preparatório para cerimônia de carga e lacre que acontece em Alta Floresta na quinta e na sexta em Paranaíta e Carlinda. Estamos realizando o transporte de urnas, o carregamento de todo os sistemas e vale lembrar que a urna eletrônica chega vazia, é como se fosse um computador sem memória, sem arquivos.

Então a gente tem que dar carga nelas, colocamos os dados de todos os candidatos que estão concorrendo, tanto para prefeito, como vereadores nos três municípios. Em seguida a gente faz um teste com elas para verificar a autenticidade e ao final ela é lacrada. Então a urna fica com carga contendo os dados de todos os candidatos e lacradas aguardando até a data das eleições”, disse Afrânio Alves. As urnas, segundo ele, são adquiridas pelo TSE em Brasília, que repassa os equipamentos para os TREs dos Estados, responsáveis por fazer a distribuição das urnas para os municípios. Em Alta Floresta, chegaram 204 urnas eletrônicas. Desta 123 ficam no município, 29 serão destinadas para Paranaíta, 24 para Carlinda e 28 são urnas de contingente, ficam disponíveis para serem utilizadas em caso de substituição de alguma urna que possa apresentar problema no dia da votação.  

A urna eletrônica foi projetada com um grau de segurança indiscutível. Trata-se de um equipamento que reconhece cada eleitor pela impressão digital. “Qualquer tentativa de executar software não autorizado resulta no bloqueio do seu funcionamento, sem contar que toda operação fica salva no registro digital. Também vale ressaltar que todos os dados inseridos na urna eletrônica e todos os resultados produzidos são protegidos por uma assinatura digital. Todo esse cuidado garante um pleito seguro correspondendo com a expectativa da democracia brasileira”, diz Afrânio Alves.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]