Domingo, 20 de Outubro de 2024

Política Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024, 08:32 - A | A

18 de Outubro de 2024, 08h:32 - A | A

Política / Nova condenação

Após ser beneficiado com regime aberto, Riva sofre nova condenação



Reportagem

  Um dia após ter sido beneficiado com uma decisão do juiz João Francisco Campos de Almeida, que autorizou mudança de regime semiaberto para regime aberto do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, o ex-deputado estadual sofreu um novo revés.

Ele foi condenado a cinco anos, quatro meses e um dia de prisão em regime fechado pelos crimes de falsificação ideológica, integração à organização criminosa e delitos de peculato. 

De acordo com a decisão, assinada pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra na terça-feira, 15, Riva era integrante de um esquema que desviou mais de R$ 1,8 milhão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A defesa informou que Riva está impedido de se pronunciar quanto a esse caso. A princípio, o ex-deputado foi condenado a 16 anos e cinco dias de prisão e 83 dias de dias-multa. No entanto, a Justiça concedeu ao réu o benefício da colaboração premiada, reduzindo a pena para cinco anos de reclusão.

A decisão anterior de remissão da pena, ocorreu após o ex-deputado conseguir comprovar a conclusão de vários cursos, como ‘terrorismo, narcotráfico, organizações criminosas e crimes digitais’, ‘tecnologia em negócios imobiliários’, ‘planejamento e gestão de obras públicas’, ‘política e sociedade’ e ‘resolução eficaz de problemas’.  

 A mudança de regime é mais uma etapa do acordo de colaboração premiada, homologada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ) em fevereiro de 2020.   Ao todo, ele irá devolver R$ 92 milhões aos cofres públicos como ressarcimento. O ex-deputado também deverá prestar serviços à comunidade por 8 horas semanais.           

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]