Assessoria
O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) afirmou que os R$ 52 milhões que foram garantidos para o Estado e municípios de Mato Grosso através da Lei Aldir Blanc vão aquecer o comércio. Segundo ele, que votou favorável a lei, não é apenas a classe artística que ganha, mas toda população.
“Ter aprovado a Lei Aldir Blanc foi fazer justiça para a categoria que foi a primeira a ser atingida economicamente pela pandemia por não poder mais realizar eventos culturais. Com esse recurso será possível prestar o socorro necessário aos artistas e aos espaços culturais que foram fechados. Consequentemente, isso vai ser positivo para o giro da economia no comércio local”, afirmou Dr. Leonardo.
A divisão dos recursos para as ações de competência dos 141 municípios mato-grossenses segue os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e proporção da população. Essa verba tem como finalidade subsidiar espaços culturais que tiveram as suas atividades interrompidas pela pandemia. Veja o valor que cada município receberá AQUI. Já o Governo do Estado vai destinar 60% para o pagamento de renda mensal aos trabalhadores da cultura e outros 40% para editais de fomento cultural.
O deputado ainda salientou Dr. Leonardo que fiscalizará a aplicação dos recursos garantidos pela Lei Aldir Blanc. “Isso tudo é fruto de uma construção democrática, que veio das bases, e que merece muito respeito. Os municípios precisam estar atentos para dar vasão ao recurso atendendo todos os critérios e, dessa forma, gerar um impacto positivo em sua economia”, finalizou.