Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
A eleição para a escolha da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso será no dia 18 novembro. De acordo com a atual presidente da Subseção de Alta Floresta, Drª Lourdes Navarro, a eleição tanto a nível de Seccional como para a 8ª Subseção estão ‘super disputadas’ e os advogados estão aguardando ansiosos o dia 18 para saber os resultados.
Drª Lourdes, lembra que neste ano haverá um diferencial na votação. Pela primeira vez a eleição será online. O advogado poderá votar de onde estiver, desde que no local tenha uma boa Internet.
“Terá uma Mesa Urna na Sede da OAB local, como suporte, para quem não conseguir votar, por um motivo ou outro”, informa a advogada. As advogadas e advogados inscritos na OAB-MT, que estiverem regularizados até 30 dias antes das eleições, estarão aptos a votar no dia 18.
Segundo ela, quem estiver apto a votar poderá fazê-lo com o Certificado Digital ou através de login e senha (pin de votação). Para os advogados e advogadas que forem utilizar de login e senha será necessário estar com seu cadastro atualizado, especialmente endereço de e-mail e número de telefone celular.
Propostas - Para a 8º Subseção de Alta Floresta há duas chapas concorrentes: Chapa 29 e Chapa 32.
A Chapa 29, União de Gerações, que tem como candidato a presidente o advogado Dr. Jean Carlos Stavarengo., apresenta como propostas o fortalecimento das prerrogativas dos advogados 24 horas por dia e 365 dias por ano, garantindo que todos, especialmente nas cidades de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Carlinda e Paranaíta, se sintam protegidos no exercício de suas funções.
Conforme o candidato, há também o compromisso em projetos inéditos voltados à Jovem Advocacia e a capacitação contínua, como pós-graduação presencial e constantes cursos e palestras.
E ampliação das Comissões Temáticas existentes, com reuniões híbridas, permitindo a participação de todos os colegas, buscará promover a saúde dos advogados, por meio do Esporte e ampliando parcerias por meio da Caixa de Assistência, além de modernizar a sede da OAB, visando um melhor atendimento e recepção de eventos.
“Defendemos uma OAB ativa e presente, sempre em diálogo com as autoridades públicas para soluções de impasses e reforçando nossa presença nas pautas relevantes à sociedade. Além de muitas outras propostas”, disse ele.
A chapa 29 apoia na eleição estadual, a atual presidente da OAB, Gisela Cardoso da Chapa 1
Já a Chapa 32, OAB Inclusa, que tem como candidato a presidente o advogado Dr. André Juliano Peres, propõe diversidade e respeito com todos e objetiva uma OAB inclusiva, que valorize cada voz e promova o respeito entre todos.
E também o fortalecimento da Jovem Advocacia, com criação de uma Comissão de Jovens Advogados, com a finalidade de ouvir, apoiar e promover a integração dos jovens advogados na subseção, com mentorias de advogados experientes que possam compartilhar conhecimentos com os recém-formados.
Outra proposta é a implantação de capacitação e atualização profissional através de cursos, palestras e workshops voltados às necessidades da Jovem Advocacia, como gestão de escritórios, marketing jurídico e inovação.
Parcerias com Faculdades de Direito locais para garantir a preparação dos alunos para o mercado, além da igualdade de oportunidades. E a implementação de um canal eficiente para que os advogados possam denunciar violações de prerrogativas com rapidez e sigilo. Tudo isto além muitas outras propostas.
A chapa 32 apoia na eleição estadual a chapa 3, encabeçada por Xênia Guerra.
Seccional - Quatro chapas disputa a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) na eleição no próximo dia 18 de novembro.
Atual presidente, Gisela Cardoso oficializou a Chapa 1
Advogado Pedro Paulo encabeça a Chapa 2.
A Chapa 3 é liderada pela advogada Xênia Guerra
E “Quarta Via” chapa encabeçada pelo advogado Pedro Henrique
OAB/MT: Gisela: Chapa-1, Pedro: Chapa-2, Xênia: Chapa-3 e Pedro Henrique - chapa 4