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Política Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 08:25 - A | A

30 de Agosto de 2024, 08h:25 - A | A

Política / safra 24/25

Para superintendente da Conab, Ferrogrão é essencial para melhorar a logística de Mato Grosso

Thomé Luiz Guth diz que a ferrovia é essencial para o escoamento de grãos e reduziria custos



Reportagem
Mato Grosso do Norte

O superintendente de Logística Operacional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomé Luiz Guth, afirmou que a construção da Ferrogrão é essencial para melhorar a logística de escoamento em Mato Grosso e no país. A declaração aconteceu durante o evento de lançamento da safra 24/25, realizado na terça-feira, 27, em Cuiabá.

Conforme ele, Mato Grosso é um dos principais produtores do país e com um trajeto de aproximadamente 933 km, a Ferrogrão seria uma alternativa à rodovia BR-163, que é uma das principais vias utilizadas. O traçado da ferrovia começa em Sinop, o Mato Grosso, atravessa o estado do Pará, passando por Itaituba, até chegar a Miritituba.

Ele observa que a redução de valores na logística também interferem diretamente no preço do produto. "A Ferrogrão deveria ser considerada de fato essencial. Você tem a possibilidade de fazer a Ferrogrão que vai atender toda a região norte e obviamente vai ter que ter investimentos em terminais. A Ferrogrão vai ter um papel fundamental inclusive para diminuir a questão de custos", afirmou o superintendente.

Thomé Luiz acentua que a logística interfere no preço do produto. Todavia, a Ferrogrão tem um papel fundamental para Mato Grosso. “Acho que deveria ser sim um dos pontos fundamentais em termos de investimentos", enfatiza.

Atualmente, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no mês de maio, o processo que trata da legalidade da construção da ferrovia Ferrogrão, foi interrompido por 90 dias.

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