José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
O presidente da Câmara Municipal de Peixoto de Azevedo, Gilmar Santos (PL), em entrevista à Rádio Conti, falou de suas perspectivas para o exercício deste ano a frente do Legislativo Municipal e garantiu que as demandas política relativas as eleições municipais, não irão subjugar a atuação da Câmara Municipal na defesa dos interesses da população.
“É um ano político e todos tem seus interesses. Isto é natural. Mas não podemos misturar interesses pessoais com o que é de interesse da população. Eu não estou preocupado com a eleição. Minha preocupação é em fazer um bom trabalho, levando a pauta de discussões para os bairros carentes de Peixoto, como o Aeroporto, Boa Esperança, o Centro antigo, dentre outros, que não tem infraestrutura. Política temos que deixar para discutir lá na frente. O que queremos agora e fazer uma Câmara cada vez mais voltada para a população”, pontua o parlamentar, que está no exercício de seu quinto mandato.
No entanto, Gilmar reconhece que as eleições acabam motivando as discussões na Câmara Municipal, mas diz que confia na responsabilidade e bom senso de cada vereador.
“2020 será de muitos embates e discussões na Câmara. São 11 vereadores e cada um pensa de uma maneira e pertence a partidos diferentes. Quando se fala partido, é partido. Se não fosse partido seria inteiro. Mas estamos preparados e tranquilos e entendemos que é natural. Aqui em Peixoto, cada vereador pensa na cidade, buscando o que é melhor para a população, diferente de outros municípios, em que as brigas politicas impediu que coisas básicas fossem feitas”, observa o presidente.
Na opinião do vereador, em um ano político, quem está com o poder é a população.
“Eu por exemplo, tenho 5 mandatos e se a população achar que eu mereço uma nova oportunidade, estou aqui para colaborar, assim como prefeito e os demais vereadores. Se a população achar que merecem, pode votar. Caso contrário, tem outras pessoas para serem escolhidas”, enfatiza.
“Eu fico sempre tranquilo em campanhas, porque o povo já sabe o meu jeito de trabalhar. Se achar que devo representando a população, as pessoas mais humildes, minha postura será a mesma, porque quero o melhor para o município. Se tem alguém falando de mim nas redes socais, não estou preocupado. Minha preocupação é em fazer um bom trabalho. Peixoto é um dos melhores municípios da região. É claro que precisamos melhorar, mas comparados com outro, estamos prosperando e avançando”, disse.
Convênios - Este ano, por ser político, Gilmar enfatiza que a administração municipal deve ficar atenta para os prazos dos convênios e as liberações de recursos que se encerram no mês de maio. Segundo ele, a prefeitura está acelerando as licitações para as obras continuarem e tudo o que foi planejado para acontecer, será feito sem que o processo eleitoral atrapalhe.
“Não está faltando esforço por parte da administração para as licitações serem feitas e as obras planejadas acontecerem”, observa.
Com relação à Câmara Municipal, Gilmar assegura que este ano, irá ser feita uma ampla reforma no prédio do Legislativo. Será trocado o telhado que está caindo e chovendo dentro.
“Era para ter sido feito a reforma em 2019, mas a licitação atrasou. Meu objetivo era vender o prédio da Câmara e fazer uma nova construção. Mas o tempo é curto, se começar em meu mandato, tem que acabar nele, não pode ser deixando para outro presidente”, disse.
O vereador disse que em seu primeiro ano de mandato, os equipamentos na parte de informática da Câmara, que estavam obsoletos, foram trocados por aparelhos novos, para melhorar o funcionamento da casa.