Na sessão ordinária de segunda-feira (7), o vereador Dida Pires cobrou da empresa responsável pelo saneamento básico no município informações sobre o crescimento das ligações de água e o cumprimento das obrigações contratuais. O parlamentar ressaltou a importância de acompanhar o crescimento das ligações entre 2021 e 2024, destacando que o município ainda enfrenta sérios problemas no fornecimento de água.
Dida Pires relembrou os desafios enfrentados pela população em 2010, quando o município sofreu uma grave escassez de água. Segundo ele, as dificuldades continuam, pois a empresa não tem investido adequadamente para solucionar a falta de água e nem cumprido com o contrato firmado. “O ano passado foi particularmente difícil. Eu mesmo presenciei, durante minhas caminhadas nas ruas, a falta de água nas torneiras”, declarou o vereador.
Em sua fala, o vereador apresentou uma proposta à empresa para que utilizasse caminhões-pipa para atender as obras em construção e evitar que a população ficasse sem água. “A ideia é que a água tratada seja fornecida exclusivamente para consumo em residências e comércios. A empresa poderia fazer uma programação para vender a água e atender a população de forma organizada”, sugeriu Dida.
O vereador também destacou a audiência pública realizada no final do ano passado, com a participação da promotora Dra. Fernanda, e sugeriu a realização de uma nova reunião para discutir o andamento das questões levantadas, especialmente as relacionadas à empresa de saneamento. Ele fez um alerta de que, sem o acompanhamento necessário, o contrato de concessão pode vencer sem que os devidos investimentos sejam realizados, prejudicando ainda mais a população.
Dida Pires também mencionou o caso do bairro Cidade Alta, que ainda sofre com a falta da rede de esgoto e com a interrupção das obras pela empresa. O vereador cobrou providências urgentes para que a cidade como um todo não continue enfrentando dificuldades em razão da falta de investimentos.