Kimberly Williams-Paisley, 53, conhecida pelo filme “O Pai da Noiva”, revelou que passou quase dois anos sem conseguir falar.
Em entrevista à People, a atriz contou que a razão de se sentir “presa” em seu próprio corpo se deu por conta de uma condição nas cordas vocais.
Durante o bate-papo, Kimberly explicou que sua voz sumiu repentinamente em meados de 2022.Não conseguindo falar mais alto que um sussurro, a atriz teve que começar a recusar papeis na atuação. “Havia tanta vergonha envolvida. Eu me sentia invisível.
”Felizmente, antes de conseguir realizar uma cirurgia para corrigir a paralização nas cordas vocais, ela pôde contar com o apoio do marido, o cantor Brad Paisley , e dos filhos Huck, 17, e Jasper, 15. “Muitas das nossas personalidades são expressas na nossa voz e, para mim, muito da minha carreira”, conta.
“E quando isso não está lá, eu pensava: ‘Quem sou eu?’ Eu me sentia invisível”.
Cerca de 6 meses após a perda da voz, a atriz visitou o centro de voz Vanderbilt, com laringologistas e fonoaudiólogos, e conseguiu seu o diagnóstico: disfonia por tensão muscular. Kimberly explicou que os músculos do seu pescoço “estavam tensos para ajudar minhas cordas vocais a se chocarem”.
Mesmo após passar por vários tratamentos com especialistas, sua voz ainda não retornava. “Houve dias em que eu sofria e soluçava”, conta Williams-Paisley.
“‘Quem sou eu sem minha voz?'”.Com o apoio dos familiares e muito esforço, suas cordas vocais finalmente relaxaram. Ao voltar para Vanderbilt, os médicos conseguiram perceber que sua corda vocal esquerda não estava encontrando a direita, possivelmente o resultado de um vírus.
“Depois que recebi esse diagnóstico, meu corpo pôde relaxar de uma maneira totalmente nova. A vergonha e a culpa se dissiparam. Foi em grande parte um problema técnico, não algo que eu fiz errado.”
Em agosto deste ano, Kimberly passou por uma laringoplastia. Logo após o procedimento, sua voz estava de volta.
“Ainda não consigo gritar na rua. Aprendi que quando você fala mais baixo, as pessoas se inclinam, o que também não é ruim.”
No final, a atriz conseguiu extrair uma parte boa de toda a situação: “Me sinto fortalecida agora. Não quero deixar nada sem dizer. Eu nunca quero menosprezar minha voz, quero ser corajosa em usá-la.”