Sábado, 05 de Outubro de 2024

Atualidades Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024, 08:22 - A | A

30 de Setembro de 2024, 08h:22 - A | A

Atualidades / Portadores de Deficiência Sensorial

CEEDA comemora 30 anos de atuação em Alta Floresta

A entidade usa o método Perdoncini, Metodologia Audiofonatória de Educação Auditiva e Linguagem para pessoas com Surdez, com muito sucesso



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Centro de Estimulação Especializado em Deficiência Auditiva e Visual – CEEDA- de Alta Floresta fundado em 1994, esteve comemorado 30 anos de trabalho especializado aos portadores de deficiência sensorial do município.

A festa de comemoração foi realizada na noite de sexta-feira, 27/9, no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto, com apresentações de alunos professores e diretores, para um público formado por pais, mães, parentes e amigos, que marcaram presença lotando as dependências do teatro.

Durante as apresentações muitas homenagens foram feitas para pessoas especiais que contribuíram com o CEEDA, durante esses longos 30 anos de atividades. Uma das homenageadas foi a professora Elisabeth Furini Vasconcelos (Professora Beth), hoje com 67 anos, aposentada, mas dedicou 26 anos de sua vida ao Centro de Estimulação Especializado em Deficiência Auditiva e Visual. “Eu sai do CEEDA, mas o CEEDA não saiu de mim”, disse.

Com relação a homenagem ela disse que foi pega de surpresa, mas que foi muito especial. “Hoje é só alegria e muita gratidão. Estou muito feliz com todas essas pessoas tão dedicadas e que vestem a camisa do CEEDA. Hoje me diverti muito!”, disse professora Beth.

Adriana Conde Costa Cuissi, presidente da Associação de Apoio aos Portadores de Deficiência Sensorial – AAPDS- que é a Associação mantenedora do CEEDA, agradeceu e ressaltou o apoio que o Centro tem recebido de entidades e clubes de serviço.

“Nós temos recebido um apoio muito grande por parte do Rotary Clube, da Maçonaria, da ACC, do Poder público e de pessoas voluntárias que se simpatizam e reconhecem o trabalho desenvolvido pelo CEEDA aos portadores de deficiência sensorial”, destaca.

Quetila Tonkiel está há 5 anos à frente do CEEDA, como diretora. Ela fez questão de elogiar a atitude e o desempenho que os alunos tem com o aprendizado.

Quetila Tonkiel.jpg

Diretora Quétila

“Todos os dias nós aprendemos um pouquinho com eles. Nós estamos ali, eles falam para nos ensinarmos, mas na verdade nós aprendemos com eles também”.

Conforme a diretora frisa que é gratificante ver a história que o CEEDA, vem construindo nesses 30 anos. Segundo ela, são histórias de muita luta, muita força e dedicação que resultaram em grandes vitórias.

“Construímos um prédio novo, conseguimos a locação de novos profissionais, esclarecendo que todos os profissionais do CEEDA sempre foram qualificados. Implantamos o método Perdoncini que é uma Metodologia Audiofonatória de Educação Auditiva e Linguagem para pessoas com Surdez. O método tem por objetivo a utilização do resíduo auditivo, amplificado e reestabelecido com Recursos Audiológicos, como aparelhos Auditivos e Implante Coclear, para chegar à voz, a fala e a linguagem”, explica.

De acordo com ela, o método foi trazido para Alta Floresta pela fonoaudióloga Roanita F S De Brito Redondo, há 30 anos.

“E hoje todos os professores que estão no CEEDA fazem treinamento através desse método. Hoje temos alunos que passaram pelo CEEDA, formados em diversas áreas, muitos deles concluíram o ensino superior e estão inseridos no mercado de trabalho”, conclui Quetila Tonkiel.

Elisabeth Furini.jpg

Professora Beth

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]