Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
A Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti esteve em Alta Floresta nesta quarta-feira, 11, para a inauguração da nova sede local da Sema (sede da diretoria da Unidade Desconcentrada de Alta Floresta). O evento aconteceu às 17h, na avenida Mário Raseira Leinig, na rua F.
Antes, ela atendeu a imprensa na sede do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso – Simenorte - em entrevista coletiva. A secretária destacou as demandas que estão sendo priorizadas para dar ênfase ao crescimento do setor madeireiro no Estado.
“Nós temos uma agenda sempre continua com o setor de base florestal, considerando que este é um segmento que representa a economia de 44 municípios de Mato Grosso. O Estado também tem dentro de seus programas essenciais, uma linha direcionada ao aproveitamento de produtos florestais e o fortalecimento da cadeia produtiva da madeira. Temos fortalecido o sistema de rastreabilidade do produto florestal, sempre pensando em agregar valor a esse produto”, disse.
No entanto, Mauren Lazzaretti pontuou que o principal objetivo do encontro com empresários do ramo madeireiro na sede do Simenorte, é uma nova Normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) que está preocupando o setor de base florestal.
“A pauta principal da nossa reunião é discutir sobre uma Instrução Normativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), que cria mais um empecilho para o manejo florestal sustentável, que é a exigência do Cadastro Ambiental Rural Validado, que não é compatível com esse tipo de procedimento. Eu já me manifestei contra, em uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, sobre a inadequação de Instrução Normativa”, protestou.
“Como presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), venho conduzindo as discussões para tentar alterar a Instrução Normativa junto ao Ministério do Meio Ambiente. E eu vou compartilhar com o setor como está esta discussão”, acrescenta.
Quem também esteve participando da reunião foi o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso – FIEMT-Silvio Cezar Pereira Rangel, que detalhou dois momentos importantes de sua vinda a Alta Floresta.
“Terei aqui reuniões com o centro das indústrias produtoras e exportadoras de madeira do Estado de Mato Grosso – CIPEM- e o Fórum Nacional de Base Florestal, cuja a finalidade é destravar os impasses e buscar soluções para esse setor tão importante, que gera emprego e renda no Estado de Mato Grosso”, disse.
“E aqui em Alta Floresta, a gente tem grandes empresas atuando com a produção e a exportação para os Estados Unidos, para a Europa. Então, é um setor muito importante, e a gente precisa dar todo o apoio necessário para que possa trabalhar de uma forma mais tranquila”, observa Silvio Rangel.
O presidente do Cipem, Edinei Blasius, também participou da reunião na sede do Simenorte.