Cátia Brito
Mato Grosso do Norte
A Praça da Cultura de Alta Floresta recebeu um cenário diferente neste final de semana. A abertura da IV Edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta que homenageia nesta edição Nei Del Moro (Im Memoriam) e contou com um público de mais de cinco mil pessoas. O evento tem se consolidado ano após ano no município, deixando aqueles que amam uma boa gastronomia na expectativa das novidades que os chefes irão apresentar.
O festival, que era realizado no estacionamento do Del Moro em apenas um dia, este ano inovou com uma mega estrutura, em um novo ambiente e por dois dias, para dar a oportunidade para toda a população prestigiar e se deliciar com 12 pratos exclusivos feitos com ingredientes regionais.
O coordenador do festival, Rafael De Carli, falou da alegria em poder proporcionar a população de Alta Floresta e região a realização de um evento tão grandioso, em que as pessoas podem usufruir de uma alimentação de qualidade em um ambiente mais amplo e aconchegante.
“Este ano fizemos um evento mais ousado, muito maior que nos anos anteriores e isso consequentemente nos dá mais trabalho e em um tempo muito menor, já que optamos em fazer no mês de agosto ao invés de novembro. Optamos por agosto para também conciliar com o dia dos pais”, disse.
Em 2017 o grupo de gastronomia conquistou um grande objetivo, que foi sua oficialização através da Associação da Gastronomia de Alta Floresta.
O coordenador agradece a participação da população e fala da expectativa para o próximo ano. “A intenção do festival é unir a classe empresarial do ramo de gastronomia e todo ano ter uma evolução. Tanto é que este ano foi criada uma associação para que conseguíssemos fazer um festival maior e para também termos mais credibilidade quando formos contratar nossos fornecedores. É um trabalho de formiguinha, só que todo ano este festival colhe frutos, sempre com novidades e coisas boas. É isso que o empresariado busca, novidade, qualidade, inspiração”, disse Rafael.
Rafael aproveita para agradecer a participação da população no evento. “Gostaria de agradecer em nome dos empresários envolvidos no festival e da associação de gastronomia a população que prestigiou este grande evento, comparecendo em massa e agora temos que nos preparar muito mais para o próximo, que será um evento muito maior e com mais novidades”, agradece.
Em setembro, o grupo de gastronomia irá para o Peru para participar da maior feira da América Latina de alimentos.
A nutricionista e chefe do Del Moro Supermercados, Franciele Zimermann, fala do processo de criação do prato do estabelecimento, o Bem Mato Grosso. “Foi uma delícia, porque são ingredientes regionais e a gente pode se divertir com isso. Então fizemos uma brincadeira muito bacana que ficou com um sabor incrível, que foi a combinação de açaí com o palmito e ficou maravilhoso. É um prato excelente, extremamente saboroso e muito rico em nutrientes e foi muito bom poder desenvolver este prato junto com a nossa equipe na cozinha”, disse Franciele.
A gestora do Sebrae diante do projeto, Mayara Madeira, destacou que a cada ano o evento vem se superando e a participação do público da última edição do festival, aliada a vinda do Food Truck ao município, há alguns meses, os motivaram a trazerem esta novidade. “Nos anos anteriores fizemos eventos menores, mas na última edição podemos constatar o quanto o evento poderia ser maior e com o Food Truck que veio para cá tivemos a noção que temos o espaço, capacidade e público para isso. Então, resolvemos inovar e a parceria com a secretaria de cultura foi muito importante”, disse.
A gestora também fala do objetivo do Sebrae diante da valorização das empresas locais. “Temos o objetivo de movimentar e fomentar o micro e pequeno negócio, tanto que temos a campanha “Valorize o que é nosso”. Por isso, achamos importante a população local valorizar os chefes daqui, não precisa ser de fora para que a gente possa dar valor. Temos muitas coisas boas aqui, pratos incríveis, no festival temos 12 pratos que foram eles mesmos que criaram, claro que tiveram uma instrução, mas foram eles que criaram”, disse.
Sob consultoria do chefe Hugo Martins Rodas, do restaurante Seu Major de Cuiabá, os chefes dos estabelecimentos participantes do festival criaram pratos maravilhosos com ingredientes inspirados em produtos regionais como açaí, cupuaçu, maracujá, entre outros. São 12 opções entre petiscos, pratos, lanches e doces de dar água na boca. Para quem não conseguiu provar todas as opções, os pratos estarão disponíveis nos estabelecimentos durante todo mês.
Estabelecimentos e pratos:
PETISCOS:
- Barella’s Restaurante, Pizzaria e Peixaria: Rissole de Peixe.
- Paolla Restaurante e Pizzaria: Fraldinha na Mostarda.
PRATOS:
- Leana Reis Buffet & Marmitaria: Achadinho de Carneiro.
- Del Moro Restaurante: Bem Mato Grosso.
- Divina Pizza: Tortilha de Carne Seca com Molho de Acerola.
- Bar e Restaurante Tiriba: Filet Tiriba
LANCHES:
- Caleche Park Hotel: Sanduiche Tropical.
- Tia & Nona Pizzaria: Lanche Pioneiro.
- Tizil Lanches: Fest Costilla.
DOCES:
- Clube da Cuca: Parrus de Ricota.
- Confeitaria Modelo: Cheesecake Modelo.
- Floresta Amazônica Hotel Resort: Mousse de chocolate com geleia de cupuaçu e castanha do Pará.