Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024

Atualidades Domingo, 25 de Agosto de 2024, 13:29 - A | A

25 de Agosto de 2024, 13h:29 - A | A

Atualidades /

Madrinha da unidade ambulatorial Trans, primeira-dama de MT destaca que Governo preza pela inclusão e acolhimento

Inauguração da unidade que será gerida pela Secretaria de Estado de Saúde aconteceu nesta sexta-feira



Vânia Neves | Unaf

Na inauguração do Ambulatório de Atenção à Transexualidade do Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (CERMAC), a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, madrinha da unidade, destacou o respeito do Governo com a comunidade LGBTQIAPN+, que terá acesso a atendimento especializado. Esta é a primeira unidade do Estado e atenderá todos os municípios conforme o regime de regulação médica, com atendimento 100% via SUS.

A ação é gerida pela Secretaria de Estado de Assistência Social (SES), conforme determinação do Ministério da Saúde. A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (23.08).

O espaço, que tem como lema “Acolher, Cuidar e Incluir”, tem como base a ideologia do programa SER Família, que preza pela Superação, Esperança e Respeito, projetado pela primeira-dama Virginia Mendes. De acordo com ela, a unidade demonstra fatores imprescindíveis para a diversidade de gênero, com acesso a cuidados especializados, revelando inclusão e respeito e promovendo a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

“Quero parabenizar a todos do movimento LGBTQIAPN+ por acreditarem neste projeto, bem como a toda a equipe da saúde, em nome do secretário Gilberto Figueiredo e da secretária adjunta de Unidades Especializadas, Caroline Dobes Neves. É motivo de muita honra inaugurar esse espaço, porque o Governo do Estado preza pela inclusão, amor, respeito, carinho e acolhimento”, destacou a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.


Foto: Jana Pessôa/Unaf

Ela também lembrou que a unidade está dentro das perspectivas do programa SER Família. “Superação, Esperança e Respeito por todas as pessoas e sem discriminação. Aqui, a comunidade terá todos os cuidados necessários para enfrentar o processo de transição. Peço que Deus abençoe todos vocês”, disse Virginia Mendes.


Foto: Jana Pessôa/Unaf

“Como vocês mesmos disseram, é uma luta muito grande, pois há décadas esperavam por esse momento. Quantos governadores passaram e esse projeto não saiu do papel. Fico feliz e honrada por estarmos inaugurando nesta gestão, com uma equipe de saúde que faz a diferença em todo o Estado. Que essa ação seja a primeira de muitas”, reforçou a primeira-dama do Estado.

A presidente da Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso (ASTRAMT), Josy Tayllor, falou sobre o sentimento de ver a unidade pronta. “Para nós, é um motivo de muita alegria, porque esse grande dia chegou. É um sonho realizado para todos nós da comunidade LGBTQIAPN+ que lutamos há muitos anos. Hoje, é fruto de um trabalho que vem sendo construído com o apoio do Governo do Estado e da primeira-dama Virginia Mendes, que tem nos acolhido e nos feito sentir valorizados. Dona Virginia nos respeita enquanto pessoas”, ratificou a presidente da ASTRAMT, Josy Tayllor.

 

Foto: Jana Pessôa/Unaf

Na cerimônia, a defensora pública Rosana Leite fez um pedido à primeira-dama Virginia Mendes e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, para homenagear a multiartista Hend Santana, artista transexual que contribuiu significativamente com a cultura do Estado.

“Já alinhei com a nossa primeira-dama e madrinha deste espaço, Virginia Mendes, a homenagem à saudosa e querida Hend Santana, e esta unidade levará seu nome. Virginia, para nós é uma honra ter seu apoio em tudo o que propomos, porque você é o grande coração desta gestão”, destacou Gilberto Figueiredo.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]