Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024

Atualidades Sexta-feira, 19 de Julho de 2024, 08:33 - A | A

19 de Julho de 2024, 08h:33 - A | A

Atualidades / incêndios

Major do Corpo de Bombeiros alerta para a necessidade de alvarás de incêndios

O documento que pode ser expedido até mesmo online, poder evitar acidente



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Alta Floresta representa hoje no cenário econômico do Estado, uma das cidades com maior potencial em termos de crescimento. Esta observação pode ser analisada com base no setor da Construção Civil, que tem se transformado em um dos principais fatores de geração de emprego e renda para o município.

No entanto, este aquecimento econômico trazido pelas edificações, apesar da positividade, tem um ponto preocupante, que é a necessidade urgente da regularização no quesito segurança, nos canteiros de obras. Porém, o problema poderá ser sanado com uma simples vistoria efetuada pelos integrantes do Corpo de Bombeiros.

O Major Conca Neto, da 7ª Companhia de Bombeiros Militares de Mato Grosso, faz uma arguição contundente. “O alvará do Corpo de Bombeiros é uma exigência legal. Todas as edificações, com exceção das residências, têm que solicitar a expedição de alvará. A gente tem duas possibilidades, ou seja, as empresas de grande ou pequeno porte tem a opção de ida presencial, ou de não precisarem ir até uma Unidade do Corpo de Bombeiro, para requerer o alvará, porque esse processo hoje é 100% online através do site www.bombeirosmt.gov.br”, explica.

Conforme ele, na aba Serviços Técnicos, o usuário vai ser direcionado para um passo a passo e no mesmo endereço virtual o usuário já faz a retirada da taxa com total rapidez. “A pessoa já sai da internet com o alvará em mãos”, destacou o Major.

Quanto a importância da regularização ele explica, que é uma questão legal o responsável pela obra estar regularizada junto ao Corpo de Bombeiros, a pessoa é orientada sobre quais providência necessárias devem ser tomadas para evitar incêndios.

De acordo com o Major, a regularização simplificada traz um passo a passo sobre a implantação de extintores de incêndio, saídas de emergência desobstruídas e luzes de emergência que são pontos fundamentais que devem existir em uma edificação para que haja uma segurança mínima.

Com esta providência, segundo ele, o trabalhador tem condições de atuar eventualmente num princípio de incêndio, evitando grandes perdas como pode ser verificado através do incêndio ocorrido recentemente do shopping popular na capital, onde mais de 600 lojas foram destruídas pelas chamas.

“Isto porque incêndio não escolhe lugar, pessoas e nem o quanto de dinheiro a pessoa tem. Por isso, quem pensa em edificar tem que estar pronto e preparado para alguma eventualidade e evitar prejuízos gigantes”, ponderou o Major Conca.

O militar ainda lembra que nos meses de agosto e setembro, o Corpo de Bombeiros estará realizando em todo o Estado uma operação para intensificar as ações de regularização com fiscalizações e notificações, para que as obras de construções se regularizem e proporcione maior segurança aos trabalhadores que nelas atuam, bem como para as pessoas que frequentam espaço públicos.

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]