Nova Band Hoje
O prefeito César Périgo (MDB), assinou nesta segunda-feira, 18, Ordem de Serviço para os trabalhos de Reforma do Hospital Municipal.
De acordo com Jair Habowski – Secretário Municipal de Saúde, a edificação do atual hospital está bem deteriorada prejudicando a qualidade no atendimento prestado aos pacientes.
O anúncio desta reforma já havia sido feito com exclusividade ao Nova Band Hoje em Live Jornalística, pelo próprio secretário,
Ainda segundo o responsável pela pasta da saúde no município, a estimativa do investimento é algo em torno de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), com o objetivo de atender antigas demandas como salientou Jair.
“Essa reforma vai ficar mais de R$ 1.200.000 (um milhão e duzentos mil reais), para que todo o trabalho seja feito neste hospital. Nessa reforma nós vamos estar implantando o Star Médico, o Star Enfermagem que ainda não existe e vamos ampliar também o espaço do laboratório que é muito pequeno”, detalhou.
Com as reformas previstas e demais adequações futuras como Star Médico, um dos focos principais da atual gestão, é poder oferecer atendimento com médico plantonista 24 horas. Em termos práticos o profissional de saúde escalado para o turno da noite e madrugada, terá uma acomodação no ambiente hospital para estar de prontidão em tempo integral.
Atualmente o profissional de saúde presta plantão de casa, o que por muitas vezes causa uma certa estranheza por parte de alguns pacientes. Assunto esse, que também já tema de debate no legislativo municipal.
Ainda segundo Jair Haboswski, essa demanda é um anseio da população.
“O atendimento do médico presencial 24 horas é um anseio da população de Nova Bandeirantes de anos cobrando por isso. Então nós estaremos resolvendo um problema crônico de Nova Bandeirantes no atendimento médico”, frisou.
Cronograma
O cronograma de trabalho da secretaria no que tange aos trabalhos de reforma do hospital, está previsto para quatro meses com o objetivo final de atender todas as demandas possíveis como citadas acima.
Jair aproveitou para destacar que já a partir desta segunda-feira (18), já serão feitos os primeiros contatos com a empresa vencedora do certame, tendo a presença dos representantes durante a cerimônia da Ordem de Serviço.
Um dos requisitos apontados pelo responsável da pasta da saúde no município, é a rapidez na execução dos serviços.
“Já na segunda-feira nós vamos conversar com os dirigentes da empresa da empresa que ganhou a licitação, pois nós queremos rapidez na execução dos serviços para resolvermos em definitivo essa questão do hospital, visando dar uma qualidade melhor para a nossa população que precisa do nosso hospital”, ressaltou o secretário.
A duração estimada para a realização da reforma é de aproximadamente 4 meses.
Origem dos recursos e o novo hospital
Para a realização das reformas no atual hospital a obtenção de recursos provém do próprio município, segundo informou Jair Habowski, recursos esses, que não estão atrelados a construção do novo hospital.
“Vamos deixar claro que a reforma do atual hospital feita com recursos próprios do município, não interfere na construção do novo hospital”, destacou.
Sobre a construção do novo hospital, há todo um procedimento a ser seguido como o parecer final do projeto por parte SES (Secretaria Estadual de Saúde), tal qual sendo favorável uma concorrência pública será aberta.
Para a conclusão da obra relacionada ao novo hospital, a meta é buscar uma empresa de porte grande, pois os recursos já estão na conta do município.
“Os recursos já estão na conta e com isso vamos fazer uma concorrência pública, com o objetivo de trazer uma empresa de porte grande para que possa entregar a obra até 2024”, acrescentou.
O secretário não esconde a pressa para que a reforma do atual prédio que abriga o hospital, seja concluída em menor espaço de tempo já que o novo hospital vai ficar pronto em 2024.
“As obras estão caminhando de forma independente e como o hospital novo vai ficar tem a previsão de entrega em 2024, nós não podemos manter a atual unidade da forma que está com paredes rachadas, piso sujo e forro caindo. Então nós temos que fazer uma reforma, porque depois nós vamos utilizar essa estrutura para outras finalidades para a Saúde do município”, finalizou Jair.