Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

Atualidades Sexta-feira, 28 de Março de 2025, 08:36 - A | A

28 de Março de 2025, 08h:36 - A | A

Atualidades / setor produtivo

Proposta de modificação do mapa da vegetação impactaria pequenos produtores de MT



Entidades do setor produtivo que fazem parte do Fórum Agro MT e deputados estaduais membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA-MT), se reuniram para debater a proposta de modificação do mapa da vegetação do sistema do Radam Brasil (programa de sensoriamento remoto do território brasileiro) para o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A possível mudança causa preocupação no setor produtivo, pois de acordo com dados apresentados pela equipe técnica da FPA, mais de sete milhões de hectares de cerrado pode ser reclassificado como bioma de floresta.

A proposta para alterar o sistema de classificação da vegetação foi apresentada no ano de 2024 no PLC 18/24, aprovado pela Assembleia Legislativa e vetado pelo Governador, tem por objetivo alterar a base de dados de referência para a classificação do tipo de vegetação nas propriedades para a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Porém, segundo as análises apresentadas pelo grupo técnico da FPA, a mudança afetará principalmente pequenos produtores assim como os municípios com menor PIB do estado.

O diretor executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno, diz que a mudança preocupa o setor produtivo e afeta a segurança jurídica no campo. “Os produtores que fizeram a abertura de suas áreas atendendo os limites impostos pela lei, que os identifica como estando no Bioma Cerrado (mantendo 35% de área de reserva legal), serão convertidos imediatamente a criminosos ambientais com a mudança de um dispositivo que passa a entender a mesma área como sendo floresta e que precisa de 80% da área como reserva.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]