Fabio Bonadeu/ Diretoria de Comunicação
Secretaria de Educação realiza cerimônia de lançamento de projeto e entrega de livros que irão compor o material didático da rede municipal de ensino
Na noite de terça-feira, 8 de abril, o Teatro Municipal Agostinho Bizinoto foi palco da cerimônia de lançamento dos novos livros didáticos que serão distribuídos aos profissionais da Rede Municipal de Educação.
O material entregue consiste em um kit pedagógico que apresenta a história de Theo, um menino com TEA, mostrando, de forma lúdica e educativa, como o respeito, a empatia e a inclusão podem transformar a convivência escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente mais compreensivo e colaborativo entre professores, pais, familiares e demais profissionais da educação.
O grande diferencial desse material é que foi desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo uma educação mais inclusiva e sensível às particularidades desses estudantes.
A iniciativa faz parte da implantação do projeto “O Mundo do Theo”, que integra uma política pública de inclusão, que será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação. O projeto busca garantir o acolhimento e o desenvolvimento dos alunos autistas no ambiente escolar, por meio de ações que envolvem formação, sensibilização e o fortalecimento da rede de apoio ao estudante.
Afroletramento, outro material entregue, fortalece a educação antirracista desde a infância, por meio de histórias, ilustrações e atividades que valorizam a cultura afro-brasileira e promove uma escola mais justa, representativa e consciente.
Outros materiais entregues foram os livros: “Aprendendo a escrever”, fruto de um trabalho coletivo entre a equipe pedagógica da secretaria e os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino, o material foi cuidadosamente elaborado com base na prática em sala de aula, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem, e o livro “Alfabetização Matemática para o 1º ano”, que desempenha um papel essencial na construção do pensamento lógico-matemático, uma abordagem lúdica, prática e contextualizada, despertando o raciocínio lógico, o prazer de aprender e a conexão da matemática com o cotidiano das crianças.
Com essa ação, a Administração Municipal reafirma seu compromisso com a educação inclusiva e com o fortalecimento de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e promovam o aprendizado de todos os alunos.
Assessoria

Estiveram presentes na solenidade diretores das unidades escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores, professores do primeiro ano, assessores pedagógicos, além de autoridades locais como o prefeito Chico Gamba, o vice-prefeito Robson Quintino, a secretária de Educação Lucinéia Mazzoni, vereadores, servidores da Secretaria de Educação e membros da comunidade.