Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
O atendimento Previdenciário de Guarantã do Norte, passou a ter um grande avanço, através do atendimento de Perícia Conectada [Teleperícia], que já é uma realidade na Agência local do INSS. O serviço reduz de forma significativa o tempo de espera de quem busca benefícios do INSS.
O gerente executivo regional do INSS, Tarcísio Passos, esteve na cidade e falou sobre esse grande benefício que vai ampliar o atendimento e facilitar na vida dos assegurados de Guarantã e pessoas que necessitam de atendimento.
“Nos sabemos do grande gargalo que enfrentávamos nos últimos anos, dado a dificuldade de perícia na região, onde temos uma grande abrangência com poucos peritos atuando. Por muitos anos demandamos essa necessidade em Brasília. E por fim, fomos contemplados com o projeto piloto da teleferência. Hoje, Guarantã e outros municípios da região já estão fazendo perícia conectada. Antes, as pessoas tinham que sair e buscar atendimento em Sinop, Alta Floresta, Novo Progresso. Mas com esse serviço funcionando. os guarantãenses podem fazer a perícia localmente, sem necessidade de se deslocar”, disse Tarcísio Passos.
Para o assegurado que busca auxílio doenças do Benefício de Prestação Continuada [BCC idoso], Tarcísio explica como será feito o procedimento inicial. “O primeiro passo a ser dado é a pessoa, comprovando sua incapacidade para o trabalho, fazer o requerimento por meio de análise documental, solicitando o benefício por incapacidade temporária, que às vezes é concedido sem a necessidade de passar por perícia”, disse.
No entanto, caso não seja possível conceder o benefício pela confirmação dos documentos médicos, será agendado uma perícia presencial.
“Neste caso, o assegurado deve procurar a agência aqui de Guarantã do Norte, se ele for morador no município. No dia marcado, munidos de documentos, receberá um atendimento remoto. O assegurado será encaminhado a uma sala com televisores e computadores. E, através do monitoramento, o perito que estará em outra localidade fará a perícia” explica Tarcísio.
O gerente executivo regional do INSS enfatiza que somente alguns casos específicos são direcionados para perícia presencial. Segundo ele, 90% dos atendimentos periciais estão sendo resolvidos por Tele Perícia.
A oferta de atendimento em Guarantã é feita uma vez por semana. Todas sextas-feiras são feitos os agendamentos. Segundo Tarcísio, a Agência local do INSS na cidade está com movimentação tranquila, girando em torno de 15 a 18 agendamentos feitos de acordo com a demanda.
“Este serviço de Tele Perícia é uma importante conquista de ganho significativo, porque evita deslocamentos longos num momento que a pessoa está fragilizada e em vulnerabilidade. Ter que ir à outra localidade gera custo e despesas. E tinha um tempo de espera de 240 dias, cerca de 8 meses. E com essa expansão com a qual fomos contemplados, o agendamento é feito para no máximo 30 dias”, comemora o gerente regional.