por Caroline Borges TV Press
Tatiana Tiburcio, no elenco de “Garota do Momento”, empresta sua voz para retratar os dilemas e enredos da pacífica Vera. Ela, porém, também tem utilizado a fala para abordar a representatividade dos negros dentro e fora da história escrita por Alessandra Poggi. “O gol para mim está na humanização desses personagens e em colocá-los dentro de um contexto de participação dessa história do Brasil e da sociedade. Quando você fala de rock’n’roll, você está falando dessas pessoas. Quando você fala de samba, quando você fala de cultura, quando você fala de sociedade, você está falando também dessas pessoas, dessa galera que forma o Clube Gente Fina. Ver isso sendo retratado com leveza e humanidade, é muito bacana”, afirma.
No folhetim das seis, Vera é fundadora do Clube Gente Fina, que se destaca como um espaço de resistência, cultura e diversão inclusivo para os negros. Ela toca o espaço ao lado do marido Sebastião, papel de Cridemar Aquino. O clube é ponto de encontro de jovens e artistas. É onde o samba encontra o choro, o blues flerta com o rock, e as rodas de debate e oficinas culturais refletem o espírito de mudança de uma geração que deseja quebrar barreiras sociais. “A importância de retratar um clube de pessoas negras na década de 1950. É um golaço da equipe toda. Uma ousadia trazer isso da forma como está sendo trazido, de uma forma naturalizada e humanizada. Estão sendo retratados como seres humanos e não como estereótipos militantes, mas nada contra a militância. É uma história do Brasil e da sociedade para além da ficção e foi isso que me seduziu muito a aceitar o convite”, valoriza.
Além do clube, Vera trabalhou por anos para a família de Raimundo, papel de Danton Mello. Faz o tipo mãezona, ajudando a criar Beto, Ronaldo e Celeste, interpretados por Pedro Novaes, João Vitor Silva e Debora Ozório, com todo amor. “Não foi difícil construir a Vera porque ela tem muitas questões que são importantes para mim. Ela tem uma sabedoria, equilíbrio, sagacidade e consciência. Ela vem de muitas mulheres que admiro, como Ruth de Souza e Léa Garcia”, explica.
Natural do Rio de Janeiro, a atriz de 47 anos coleciona uma série de papéis intensos no vídeo, como Chica em “Sol Nascente”, Mirtes de Souza no especial “Falas Negras”, e recentemente Jussara em “Terra e Paixão”. “Estou muito feliz de participar de ‘Garota do Momento’. É uma história boa de contar, assistir e recordar. Converso muito com a minha mãe sobre a novela. É legal reviver um tempo que não vivemos”, ressalta.
“Garota do Momento” – De segunda a sábado, às 18h30, na Globo.