por Caroline Borges TV Press
O tempo no audiovisual é escasso. Erom Cordeiro, no entanto, tem visto o relógio trabalhar a seu favor desde que assumiu o papel do detetive Santiago de “A Divisão”, original Globoplay, que ganhou uma quarta temporada recentemente na plataforma de streaming. No elenco da série policial desde 2019, o ator se surpreende com o longo período em que pode maturar e compor o personagem a cada nova leva de episódios. “É um personagem que eu tive essas quatro temporadas para percorrer, e que faz essa radiografia da violência do Rio de Janeiro. É um personagem que tem muitas camadas, então, é um grande prazer. E essa trama da quarta temporada eu acho que foi um belo desafio, e está muito bacana. Está lindo”, explica.
Ambientada na virada dos anos 1990 para 2000, a produção acompanha a trajetória do detetive Santiago e Carlos Mendonça, interpretado por Silvio Guindane. A dupla faz parte da equipe da Divisão Antissequestro. Depois de estreitarem laços, o âmbito pessoal dos protagonistas mais uma vez ganha destaque na sequência da série. Determinados a combaterem todos os inimigos pelo caminho, os personagens unem forças dentro e fora do ambiente policial. “Santiago e Mendonça têm personalidades opostas e inicialmente os dois não se bicam, mas acabam funcionando muito bem trabalhando juntos. Da tensão inicial nasce uma grande amizade e ambos se apoiam e se entendem e se respeitam mesmo quando há discordâncias. Na temporada atual, esse companheirismo fica mais forte diante das situações extremas que os personagens atravessam”, adianta.
Dessa vez, Santiago busca conciliar a vida profissional com o desejo de ser pai, ao lado da médica Fernanda, de Cinnara Leal, e se envolve em um dilema entre a paternidade e a imprudência. Em um ato impulsivo, durante uma investigação, Santiago coloca em risco a carreira e a relação, que ainda supera o trauma recente de um aborto espontâneo e um colapso conjugal. “Já no primeiro episódio, o Santiago se depara com uma situação que mudará sua vida por completo. Muita ação, suspense e novos personagens surgem para agitar a trama”, promete.
Mesmo antes de integrar “A Divisão”, Erom já era antigo admirador do trabalho de Silvio Guindane. O ator se recordava do colega de trabalho no filme “Como Nascem os Anjos”, que Guindane participou ainda na infância. Os laços, porém, se estreitaram ao longo das quatro temporadas da série. “Fiquei maravilhado quando vi. Nunca esqueci. Encontrá-lo no set e tendo tantos amigos em comum, nós vindo também do teatro, só fez reforçar nossa amizade e a minha admiração. Silvio é um parceiro de cena maravilhoso e nossa energia sempre fluiu muito bem. Sabe quando não se precisa nem falar e um já sabe o que o outro está pensando?”, aponta.
“A Divisão” – Quarta temporada disponível na plataforma Globoplay.