POR CAROLINE BORGES
TV PRESS
A carreira de Érico Brás está intimamente ligada ao humor. O ator baiano ganhou repercussão no cenário nacional ao integrar produções como “Ó Paí, Ó”, “Tapas e Beijos” e “Zorra”. Essa bagagem cômica, no entanto, precisou ganhar algumas restrições ao chegar no set de “Mar do Sertão”, em que Érico vive o jornalista Eudoro. “No primeiro dia de gravação, a direção precisou dosar o meu humor. Estava um pouco histriônico e teatral. Ainda era muito como no ‘Zorra’, sabe? Essa novela, porém, é muito bem desenhada. A gente foi se acertando para que não ficasse uma novela a parte”, explica.
Na novela das seis, Eudoro é um jornalista com caráter duvidoso. Além de publicar o jornal local, o “Gazeta de Canta Pedra”, sua gráfica edita o “Diário Oficial” da cidade, e ele não quer perder essa boquinha. Por isso, está sempre confabulando com o Prefeito Sabá Bodó, papel de Welder Rodrigues. “O que enche o coração do Eudoro é o poder. Ele é dono do jornal da cidade e sabe o poder que isso representa em suas mãos. Então, ele se nutre de poder e quer sempre estar perto do poder. Para isso, vai usar o jornal de todas as maneiras possíveis”, afirma Érico, que celebra a dobradinha com Welder Rodrigues. “Sei que só de nos verem em cena já tem uma ligação com humor. Temos um histórico juntos no ‘Zorra’ e com a comédia”, completa.
Mesmo inserido em núcleo cômico, Érico vê espaço para drama e discussões sérias ao longo dos capítulos de “Mar do Sertão”. A corrupção, inclusive, é um dos temas que orbita no universo do personagem. “Acho que essa novela anda no limiar da comédia e do drama. O prefeito, por exemplo é um personagem muito engraçado, mas é um grande corrupto. Acho que são personagens para a gente refletir. O público que vai fazer esse juízo de valor. Há espaço para dramédia”, ressalta.
A trama de “Mar do Sertão” marca o retorno de Érico aos folhetins após uma experiencia pela apresentação no controverso e já extinto “Se Joga”. Antes, o ator havia participado de “A Lei do Amor”, que foi ao ar em 2016. “Essa novela é diferente. Enche o coração. Ainda estamos vivendo momentos muito estranhos, de transição de muita coisa. Há algum tempo que não temos uma novela leve e gostosa assim. Acho que enche o coração de quem gosta de televisão. Temos um elenco muito talentoso e um texto muito bem-feito”, elogia.
“Mar do Sertão” – De segunda a sábado, às 18h30, da Globo.