por Márcio Maio TV Press
Rebeca Carvalho ainda assimila o impacto de sua estreia na televisão. Aos 21 anos, a atriz de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, brilha em “Garota do Momento”, novela de época da Globo ambientada no final dos anos 1950. Sua personagem, a espevitada Ana Maria, é uma jovem audaciosa e cheia de personalidade, que se envolve em um romance conturbado com Carlito, interpretado por Caio Cabral. Mas, para Rebeca, o caminho até a televisão foi tão surpreendente quanto emocionante. “Foi realmente inesperado para o momento que eu estava vivendo. Quando recebi a proposta para o teste, não estava focando na área artística. Tive um dia de preparo para a construção de uma personalidade que Ana Maria aparentemente teria. Depois de muita espera, fui selecionada”, vibra.
Ana Maria é uma jovem namoradeira e espevitada. Mas sua relação com o mulherengo Carlito ganha um clima de gato e rato na trama das 18h. “Ana Maria é uma menina dona de si, que faz o que acha que é o certo a ser feito, sem achar necessário seguir um padrão ou uma regra estipulada pela sociedade. Ela dá muito trabalho para a mãe porque discorda dos pensamentos equivocados que as mulheres tinham”, analisa. Na verdade, Rebeca acredita que Ana Maria tenta ser uma típica jovem, com todas as particularidades que a adolescência traz para a vida de qualquer menina. “Ela se esforça para viver uma juventude normal, com a inconsequência que essa idade traz. Não é como se agisse por maldade. Ela é muito estudiosa, parceira e sabe bem como uma mulher gostaria de viver”, defende.
Atuar em uma trama de época sempre foi um desejo de Rebeca. Portanto, “Garota do Momento” oferece uma experiência única para a atriz. “Mergulhar em uma fase que eu não vivi e da qual não tenho tanto conhecimento, me sentir parte de uma história que foi ou poderia ter sido contada e viver como outras pessoas viviam com seu linguajar, roupas e costumes, é incrível”, derrete-se. Para tanto, Rebeca mergulhou em um processo de preparação intensa. “Me inspirei em filmes e séries que retratavam essa época tão moralista e nas vivências das cantoras e atrizes negras que já tinham uma vida pública. Também observei, durante um bom tempo, algumas conhecidas de idade parecida e seus comportamentos, assim como visitei minhas antigas vivências para completar esse estudo”, detalha.
Uma das cenas mais marcantes da personagem até agora foi a icônica sequência do biquíni de bolinha, que arrancou risadas do público e do elenco. “Quando soube, imaginei que seria marcante para o público e que também marcaria a minha personagem. A intenção era realmente ter uma comicidade, que é o foco do núcleo da pensão. No set, só ouvia as pessoas cantarem a música do biquíni de bolinha amarelinha e foi uma das melhores gravações que já fiz”, lembra, aos risos. Desde a estreia, aliás, a repercussão tem surpreendido Rebeca, que se vê reconhecida nas ruas e nas redes sociais. “Pessoas conhecidas e desconhecidas me parabenizam, tiram foto pelos lugares em que passo, sempre com elogios e dúvidas quanto à personagem. Já tinha essa noção, mas só acreditei mesmo quando passei a ser reconhecida nos lugares onde sempre estive”, conta.
“Garota do Momento” – Globo – Segunda a sábado, na faixa das 18h.