Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

Caderno B Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 09:11 - A | A

22 de Novembro de 2024, 09h:11 - A | A

Caderno B / VITRINE

Tom maior

Jeniffer Dias celebra a memória e representatividade preta na pele da talentosa Thamyres de “Rensga Hits!”



por Geraldo Bessa TV Press                

Com história desenvolvida e personagem bem definida, Jeniffer Dias chegou a pensar que a segunda temporada de “Rensga Hits!”, do Globoplay, seria um trabalho mais tranquilo de realizar. Afinal, após o intenso mergulho no universo sertanejo para as gravações do primeiro ano da série, com direito a muitas aulas de canto e dança, dificilmente o grau de exigência para continuar a trama seria o mesmo.

No entanto, para surpresa e empolgação da intérprete da destemida Thamyres, os novos episódios traçam novos rumos e enveredam de forma mais profunda na complexidade da personagem, acontecimentos que reverberam em problemas no bem mais precioso da cantora: a voz.

Minha preparação agora teve dificuldades diferentes. Trabalhei muito referências, inspirações e preparação vocal e corporal para as gravações da primeira temporada. Chegou a hora de dar ainda mais estofo para a personagem encarar dramas mais íntimos. São cenas densas e que deixam a Thamyres ainda mais poderosa”, avalia.            

Depois de superar a traição do irmão gêmeo Theo, de Sidney Santiago Kuanza, com quem formava uma dupla de sucesso, Thamyres retorna aos palcos com um novo sucesso e disposta a se vingar de todos que tentaram diminuí-la como artista. Porém, o sorriso no rosto em frente ao público e as câmeras escondem os problemas emocionais da artista nos bastidores.

Isso é muito comum na vida de alguém que tem uma imagem pública. A gente vê os artistas brilhando nos palcos, mas ninguém sabe o que se passa quando a luz se apaga e ela está sozinha em casa, no hotel ou nos ônibus das turnês”, pontua.                

Aos poucos, Thamyres começa a apresentar uma estranha rouquidão na voz, que começa a atrapalhar suas apresentações e deixa a cantora ainda mais aflita com os rumos de sua carreira. “É muita pressão e minha personagem começa a sentir dificuldades para cantar, passa por uma disfonia e fica completamente rouca”, entrega.                

as desde os anos 1970 e 1980, temos pretos no sertanejo

Para Jeniffer, o texto de “Rensga Hits!” é muito corajoso e pioneiro ao abordar o sucesso de artistas pretos, principalmente mulheres, em meio a um ambiente branco e machista como o sertanejo.

Sou carioca, criada no universo do samba. Quando fiz o teste para a série, me perguntaram: ‘Quem do sertanejo você ama? Quem é sua referência no estilo?’. Foi uma pergunta difícil. Conhecia muitos artistas sertanejos, mas não conseguia lembrar facilmente de qualquer representatividade preta”, lamenta.                

Durante o processo de pesquisa, Jeniffer conheceu o trabalho de artistas pretos que foram apagados da grande mídia ao longo dos anos, nomes como a dupla Cascatinha e Ana, além das Irmãs Barbosa, com quem a atriz acabou tendo uma aproximação.

Minha intenção é respeitar e reverenciar essas pessoas na minha atuação. Mais recentemente, temos Rick, da dupla com o Renner, e o João Paulo, que fez sucesso ao lado do Daniel. Mas desde os anos 1970 e 1980, temos pretos no sertanejo que, infelizmente, não tiveram o mesmo destaque por conta do racismo na indústria”, conta.                

Natural de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Jeniffer teve uma formação bem diversa, com passagem pela Escola de Atores Wolf Maya e pela Escola Sesc de Teatro. Aos 21 anos, estreou na tevê como assistente de palco de Regina Casé no “Esquenta!”, da Globo. Com o cancelamento do programa, investiu na atuação e se destacou como a corajosa Dandara de “Malhação – Vidas Brasileiras”, em 2018.

Trabalhar em ‘Malhação’ foi vital para eu entender a força da tevê. Abriu a minha mente para muitas questões. É um produto que faz muita falta”, ressalta.                

Na sequência, a atriz se jogou na comédia de “Filhos da Pátria”, experimentou os dramas pesados da série “Segunda Chamada” e começou a se aproximar do cinema, onde esteve em sucessos como “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, e “Mussum – O Filmis”, de Silvio Guindane.

No momento, Jeniffer aguarda o início das ações promocionais de “Vitória”, longa de Breno Silveira protagonizado por Fernanda Montenegro e que estreia no início de 2025. “Cada novo trabalho me prepara para o próximo. Fico ansiosa a cada estreia porque a minha história está sendo construída também”, valoriza.  

Rensga Hits!” – Globoplay – duas temporadas disponíveis.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]