Reportagem/ Mato Grosso do Norte
O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba (UNIÃO) e o vice Robson Quintino (MDB) tiveram os mandatos cassados pela Justiça. A informação já foi confirmada pela assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), neste sábado, 29.
No entanto, processo está em segredo de justiça e a defesa do prefeito aguarda a publicação oficial da sentença para interpor recurso.
De acordo com o advogado do prefeito, Dr. Rodrigo Cyrineu, a acusação que levou à cassação envolve o suposto uso indevido de um perfil no Instagram.
A Justiça Eleitoral entendeu que o perfil foi utilizado de forma irregular para influenciar o eleitorado. A defesa argumenta que a conta oficial do prefeito foi hackeada e que a página em questão foi cedida à ele como uma alternativa, mas gratuitamente.
“Na visão da juíza, ele teria ludibriado os eleitores de Alta Floresta e isso teria causado um impacto na eleição. Mas nos parece que é uma sentença superdimensionada. Esse fato, que não é um fato grave, não teve o impacto que foi colocado, porque ele foi reeleito com uma uma margem considerável de votos", disse o advogado.
NOTA À IMPRENSA
Recebemos com respeito a decisão da 24ª Zona Eleitoral, que entendeu haver uso indevido dos meios de comunicação social e fraude nas eleições de 2024 em Alta Floresta, com base em publicações na rede social Instagram.
Entretanto, recorreremos ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) por considerarmos que a decisão foi desproporcional e superdimensionou fatos e testemunhos, desconsiderando a clara manifestação da vontade popular expressa nas urnas, que resultou em uma vitória incontestável do atual prefeito reeleito.
Ressaltamos que nada muda na administração municipal de Alta Floresta. Existem instâncias recursais para reverter a decisão, e não há qualquer alteração no comando do Executivo Municipal.
Seguimos firmes no compromisso com a população e na defesa da legitimidade do processo eleitoral.